A previsão é que as temperaturas mínimas cheguem a 1º C em algumas regiões do estado, inclusive com possibilidade de geada
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta toda a população para uma onda de frio que atingirá o estado a partir desta terça-feira (17). Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), uma massa de ar frio de origem polar deve avançar por São Paulo derrubando as temperaturas.
Em Paraguaçu Paulista, as temperaturas mínimas podem chegar a 9°, com máxima de 22°. Na quarta-feira, dia 18, a mínima poderá ser de 3° e a máxima de 17°, com possibilidade de geada ao amanhecer, à noite e de madrugada.
O mesmo ocorre no dia 19, quinta-feira, com mínima de 3°, também com previsão de geada. No dia 20, a mínima prevista é de 4° e máxima de 21°, ainda com possibilidade de geada, permanecendo a mesma situação nos dias 21 e 22, sábado e domingo, respectivamente.
Orientações à população
A queda abrupta de temperatura intensifica a sensação de frio, aumentando o risco de incidentes e danos à saúde. No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia e, devido à diminuição das chuvas e redução da umidade relativa do ar, doenças que atacam o aparelho respiratório. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados.
Em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite), é essencial tomar medidas simples como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos.
Também é recomendada especial atenção às pessoas mais vulneráveis, como as em situação de rua.