A campanha segue até o dia 30 de junho e a corporação convida a população de Paraguaçu Paulista a também fazer suas doações no hemocentro mais próximo
O Corpo de Bombeiros iniciou a campanha anual “Bombeiro Sangue Bom” de incentivo à doação de sangue em todo o estado de São Paulo.
A campanha segue até o dia 30 de junho e a corporação convida a população de Paraguaçu Paulista a também fazer suas doações no hemocentro mais próximo que, no caso, fica localizado no Hospital Regional de Assis, referência para os paraguaçuences.
De acordo com a Fundação Pró-Sangue, os números de doações diminuem significativamente no inverno, comprometendo os estoques que estão já em estado crítico.
Além disso, devido a protocolos referentes à pandemia da Covid-19, as doações deverão ser feitas por agendamento prévio e condições especificas.
Os doadores de Paraguaçu Paulista devem se dirigir ao Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis, na Praça Dr. Symphrônio Alves dos Santos, s/n, das 7 às 11 horas.
Orientação para doação:
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 18 e 69 anos.
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial.
- Alguns impedimentos temporários:
- Gripe: aguardar 7 dias.
- Gravidez.
- 90 Dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
- Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
- Tatuagem nos últimos 12 meses.
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.
Dando cumprimento à Nota Técnica Nº5/2020 do Ministério da Saúde, a Pró-Sangue também atualizou o protocolo de triagem dos candidatos à doação de sangue, incluindo o coronavírus, seguindo orientações da área técnica. Lembrando que tais medidas visam preservar a saúde dos doadores. Nesse sentido, no que diz respeito aos critérios de triagem em relação ao coronavírus, ficam estabelecidas as seguintes condições para a doação de sangue:
- Candidatos que apresentaram infecção pela Covid-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias, após recuperação clínica completa (assintomáticos);
- Candidatos que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados de contaminação por coronavírus devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue;
- Profissionais da saúde (médicos, enfermeiros entre outros) que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com pacientes devem aguardar 14 dias após o último dia de contato, para realizar a doação de sangue.
Alguns impedimentos definitivos:
- Hepatite após os 10 anos de idade.
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
- Uso de drogas injetáveis ilícitas.