A família está promovendo uma “Vakinha” on-line para arrecadar dinheiro para comprar um aparelho de oxigênio para a mãe diagnosticada com hipertensão pulmonar arterial, uma doença rara
Em Paraguaçu Paulista, uma família está promovendo uma “Vakinha” on-line para arrecadar dinheiro para comprar um aparelho de oxigênio para a mãe diagnosticada com hipertensão pulmona arterial, uma doença rara.
A situação é que a paraguaçuense Elisa Lopes Vitoratto, esposa do policial militar reformado José Clovis Vitoratto, passou recentemente por um tratamento de câncer. Ela foi diagnosticada com câncer no ovário em agosto de 2021, fez a cirurgia para retirada do órgão e, depois da última sessão de quimioterapia em março de 2022, Elisa faz apenas acompanhamento médico.
Porém, antes mesmo do câncer, Elisa foi diagnosticada com uma doença rara conhecido por esclerodermia sistêmica, em 2015. É uma doença heterogênea e rara do tecido conectivo, que afeta pele, vasos sanguíneos, coração, pulmões, rins, trato gastrointestinal e o sistema musculoesquelético.
Elisa relata que a médica que realizou o diagnóstico a orientou e receitou as medicações para que pudesse ter uma vida normal. “Comecei a tomar todas as medicações, inclusive Bosentana, uma medicação que conseguimos por ação judicial devido ao valor, custa em média de 5 mil reais a caixa com 30 comprimidos. Tomando as medicações, todos os sintomas desapareceram, porém, quando iniciou a pandemia, o SUS parou de mandar a medicação Bosentana”, relatou.
Nos exames pré-operatório para a retirada do câncer no ovário, Elisa foi diagnosticada a HPA (Hipertensão Pulmonar Arterial), causada pela esclerodermia sistêmica e por falta da medicação Bosentana.
“Por conta disso, hoje sou dependente de oxigênio e tenho muita dificuldade em ir aos médicos, pois o município não fornece concentrador de oxigênio portátil, apenas o cilindro grande de oxigênio. Não é possível me locomover com ele, pois pesa aproximadamente 80 quilos”, disse.
Assim, para que Elisa tenha uma qualidade de vida melhor, os filhos Rafael e Guilherme e o marido José Clóvis Vitoratto, pretendem comprar um concentrador de oxigênio portátil, o qual não é fornecido pelo SUS - Sistema Único de Saúde - e cujo preço é de 20 mil reais. Para aquisição do aparelho, a família está pedindo a ajuda da comunidade de Paraguaçu Paulista na “Vakinha” on-line.
O link da Vakinha pode ser acessado pelo QRcode da foto abaixo. Também tem a chave PIX da conta do marido José Clóvis Vitoratto: PIX CPF 06795470881 José Clovis Vitoratto.
Os interessados também podem acessar a Vakinha on-line pelo link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-na-compra-do-concentrador-de-oxigenio-para-a-elisa?fbclid=IwAR0oPd7WiuslExsCRcvEFq-hE7UJJlDxjbsCAneaxJWvgSZfx1ZhM7KPie8
“Desde já agradecemos todos que já ajudaram e que vão ajudar, que Deus lhes abençoe muito”, dizem os filhos Rafael e Guilherme.