O entrevistado desta sexta-feira é Dante Mantovani
O i7 Notícias iníciou, no último dia 17, a série de entrevistas com os quatro candidatos a deputado estadual por Paraguaçu Paulista.
De acordo com o registro de candidaturas junto ao TSE – Tribunal Superior eleitoral, concorrem por Paraguaçu Paulista nas eleições de 2 de outubro de 2022, o Agente Policial Serginho (PODEMOS), Dante Mantovani (PMB), Magali Rabello (PDT) e Mariana Rosseto (PT).
As entrevistas estão sendo publicadas por ordem alfabética conforme o registro da candidatura. O primeiro entrevistado foi o Agente Policial Serginho. O entrevistado desta sexta-feira (23) é o empresário Dante Mantovani.
Dante Henrique Mantovani tem 38 anos, é natural de Paraguaçu Paulista e é empresário. Confira a entrevista.
i7 Notícias - Quem é o cidadão e candidato Dante Mantovani?
Dante Mantovani - O cidadão Dante Mantovani é nascido e criado em Paraguaçu Paulista, é filho de uma família tradicional da cidade, do ramo da hotelaria. Temos uma grande tradição de geração de emprego no município. Na política, fui candidato a prefeito pela primeira vez em 2020, não fui eleito, mas adquiri a experiência. Também tenho trabalho social e cultural na área de música clássica e sinfônica, tenho formação como maestro e desenvolvo um projeto de música para jovens em Paraguaçu desde 2009 e já ganhamos muitos prêmios por estes trabalhos, fizemos apresentações em diversas cidades do Brasil. E, foi por conta desse trabalho social e do meu currículo que fui nomeado em 2019 como presidente da FUNARTE, duas vezes pelo presidente Jair Bolsonaro.
i7 Notícias - O que o motivou a se candidatar por Paraguaçu Paulista?
Dante Mantovani - O que me motivou é o fato de que resido aqui, sempre residi aqui. Embora já tenha saído para estudar, trabalhar, como músico. Mas minha missão de vida, eu entendo que é desenvolver o município de Paraguaçu Paulista que tem alguma trava, eu quero remover essa trava, em especial no campo do turismo, do emprego e da saúde. Têm algumas travas que impendem a população de ter acesso mais apropriado ao tratamento de saúde, temos uma série de dificuldades na Santa Casa e, como deputado, pretende investir pesado para trazer melhorias, como equipamentos para melhorar a saúde de Paraguaçu e região. Paraguaçu pode se tornar uma referência regional em saúde, até porque já atendemos diversos municípios. O turismo também precisa ser destravado, não temos nenhuma atração turística. Trabalhei no Ministério do Turismo, sei como fazer, quem são as pessoas, aonde estão os recursos. O turismo pode gerar muitos empregos e renda.
i7 Notícias - Qual a sua relação com a política?
Dante Mantovani - Fui presidente da FUNARTE e adquiri uma grande experiência dentro do governo federal, que é maior que a dos municípios ou dos estados. O governo federal tem uma atuação muito grande e eu tive a oportunidade de aprender muito sobre execução de projetos, sobre a relação entre o executivo e o legislativo, pois atendi muitos deputados e senadores de diversos estados, vereadores, prefeitos. Estive do outro lado do balcão, na liberação de verbas, de emendas para todo Brasil. Essa experiência me habilita a concorrer a deputado estadual agora.
i7 Notícias - Qual sua proposta como candidato?
Dante Mantovani - Tenho uma lista de proposta e vou citar algumas como a compra e distribuição de livros conservadores para bibliotecas públicas para o estado de São Paulo; implantação de mais escolas militares no estado; buscar o desaparelhamento ideológico da TV Cultura; criar programas de valorização dos escritores da Academia Paulista de Letras, Ciências, Artes e Música, estímula aos produtores rurais, programa de estímulo ao emprego, entre outros.
i7 Notícias - Como avalia a situação do Brasil hoje?
Dante Mantovani - A situação do Brasil hoje é muito boa em relação a outros países. O Brasil assumiu uma posição de destaque, somos o maior produtor de alimentos do mundo e, naturalmente, estamos voltados para a exportação. Temos que dar atenção ao mercado interno também, os produtoress têm que deixar uma fatia do agronegócio para abastecer o mercado interno porque o preço dos alimentos está muito alto ainda.
i7 Notícias - E como avalia a situação de Paraguaçu Paulista?
Dante Mantovani - Paraguaçu Paulista, infelizmente, está parada no tempo. Temos uma sequência de prefeitos e de vereados que, na maioria, seguem os prefeitos, que não têm preocupação com o desenvolvimento e o progresso da cidade. Então, Paraguaçu sempre fica atrasada em relação a outras cidades. Um dos fatores que atrasa é não termos deputado daqui. Esses prefeitos e vereadores sempre apoiaram deputados de fora que, quando eleitos, não vão trazer recursos para Paraguaçu.
O primeiro turno das Eleições 2022 será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro de 2022.