A Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Educação, e em parceria com o Departamento de Saúde, realizou, na quinta-feira (29), a terceira capacitação do ano direcionada aos AVEs (Auxiliares de Vida Escolar) da rede municipal de ensino.
O objetivo desses encontros é apoiar a equipe com formação, atualização de conteúdos e atenção à qualidade de vida e ao autocuidado. As ações estão organizadas em um ciclo anual e têm sido divididas bimestralmente em eixos temáticos.
Na manhã da quinta-feira, os psicólogos Alessandro Calixto Teixeira e Sônia Romeiro Costa Rocha, que atuam no CAPS-I do município, oportunizaram ao grupo algumas reflexões. Alessandro reforçou aspectos da campanha Setembro Amarelo e Sônia destacou a necessidade de ampliação da visão de mundo frente aos desafios vivenciados no dia a dia profissional.
A diretora da educação municipal, Paula R. Bertho, acfirma que capacitar os AVES é algo indispensável. "Considerando que o AVE é capaz de transformar o nível de aprendizagem por parte do aluno, auxiliando na melhora da convivência, da segurança e do relacionamento com outros estudantes e com os responsáveis, capacitar e aprimorar profissionais para o atendimento técnico que contempla as necessidades pessoais do aluno é algo indispensável, por isso estamos investindo regularmente nesse trabalho desde o início de 2021”, observa a diretora.
Completando os estudos da manhã, os AVEs acompanharam uma palestra on-line abordando as particularidades e os impactos da “Comunicação Não-Violenta”.
A primeira capacitação aconteceu em abril e a segunda em julho, ambas no Anfiteatro das Faculdades Gammon.
Até o momento, os AVEs somam 20 horas de atividades de atualização em serviço.