Frio em novembro bate recordes no Brasil e continuará nos próximos dias

As previsões indicam que a massa de ar frio continua atuando no Sul e grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste ao longo dos próximos dias, mantendo o tempo frio e as anomalias de temperatura baixas.



As previsões indicam que a massa de ar frio continua atuando no Sul e grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste 
ao longo dos próximos dias, mantendo o tempo frio e as anomalias de temperatura baixas

Esta semana, uma onda de frio incomum quebrou recordes em todo o Sul e Sudeste. Previsões indicam que a massa de ar frio continuará mantendo as temperaturas baixas - e fará também as chuvas cessarem, deixando o tempo aberto e seco.

Uma massa de ar frio incomum quebrou recordes em todo o Sul e Sudeste e continuará mantendo as temperaturas baixas, fazendo também as chuvas cessarem.

O frio intenso não é comum nesta época do ano - normalmente, as temperaturas não caem tanto assim após Outubro. E de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a sensação térmica foi de temperaturas ainda mais baixas, graças aos ventos e à chuva.

São Paulo, no entanto, não foi o único Estado atingido pelo frio. Outras partes do Sudeste, e especialmente do Sul, registraram temperaturas mínimas recordes.

No Rio Grande do Sul, a cidade de Santa Maria registrou a menor temperatura da história, enquanto outras cidades quebraram recordes anteriores à década de 80, com Campo Bom, Cruz Alta e Alegrete - Com valores próximos a 5 °C.

Já é de se imaginar, portanto, que geadas foram registradas em diversos locais, uma notícia péssima para os agricultores que já iniciaram a safra de verão e podem sofrer avarias em suas plantações.

Como se já não bastasse, não foram apenas as temperaturas e geadas que assustaram: pela primeira vez na história, neve foi registrada em novembro no Sul do Brasil, mais especificamente no Morro da Igreja, um fenômeno extraordinário para este período do ano.

As previsões indicam que a massa de ar frio continua atuando no Sul e grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste ao longo dos próximos dias, mantendo o tempo frio e as anomalias de temperatura baixas.

A massa de ar frio vai manter este padrão de temperaturas baixas no Sul e no Sudeste por pelo menos uma semana. As temperaturas voltarão a subir gradualmente só após a segunda-feira (7), mas a sensação térmica pode continuar baixa também ao longo da semana que vem.

Mapa de previsão de precipitação acumulada até este sábado (5) indica que o tempo fica seco na maior parte do Sul, Centro-Oeste e também do Estado de São Paulo nos próximos dias. Com tempo firme e aberto, o sol ajudará a fazer as temperaturas subirem gradualmente durante a tarde, trazendo um pequeno alívio para o frio intenso que está atingindo o país em pleno novembro.

Neste sábado, em Paraguaçu Paulista, o tempo alterna entre céu limpo e períodos nublados, com temperaturas que podem variar entre a mínima de 12 e a máxima de 26 graus. Confira abaixo como está a previsão para os próximos dias na cidade.




i7 Notícias