Unidos para vencer a dengue


Doença pode ser ameaça para nossa cidade se cada um não fizer sua parte

Nessa época de chuvas, não é demais falar de novo sobre a dengue. Essa doença tornou-se corriqueira e nos esquecemos do quanto ela é perigosa, podendo ser fatal. Nossa cidade já possui quase 40 casos confirmados e as chances de termos casos de dengue hemorrágica aumentaram devido ao surto do ano passado.

Para prevenir, devemos tomar algumas atitudes fáceis no nosso cotidiano.
- Tampar as caixas d’água, poços, tinas;
- Limpar o quintal e remover todo o lixo e detritos que possam acumular água das chuvas;
- Limpar vasos e recipientes com água, usando bucha, com atenção especial as laterais e bordas. Os ovos permanecem por muito tempo, e eclodem com água, por isso a necessidade de serem bem limpos. Coloque também areia nos pratos das plantas até a borda para não acumular água;
- O uso de telas nas janelas, repelentes, mosquiteiros e vaporizadores elétricos devem ser utilizados principalmente de manhã e ao entardecer, pois são os horários que os mosquitos picam mais;
- Colocar lixo bem fechado para ser recolhido pela limpeza urbana;

Os sintomas mais comuns são: febre alta com início súbito, dores no corpo e nas articulações, dor de cabeça, moleza e tonturas. Em alguns casos, podem aparecer manchas vermelhas no corpo e até mesmo sangramento, mais comum nas gengivas. Ao sentir esses sintomas, procure o posto de saúde mais próximo de sua casa e não use remédios por conta própria. Alguns podem piorar a doença.

Caso saiba de algum local que esteja com lixo e haja possível criadouros, denuncie anônimo ligando para o Departamento de Saúde. Lembre-se: isso é um favor a você e a toda população.

Mais informações no site oficial do combate a dengue: http://www.combatadengue.com.br



i7 Notícias
-->