Polenta na pressão com gorgonzola

Numa noite de frio, hein? Com uma taça de vinho, hein?


INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de sêmola de milho (fubá para polenta)
1,750 litro de água
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (chá) de sal
6 fatias grossas de queijo gorgonzola
Azeite a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta).

Coloque a água na panela de pressão (sem a tampa) e leve ao fogo alto. Quando começarem a subir as primeiras bolhas acrescente o sal e junte a sêmola de milho aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar.

Feche a panela e mantenha em fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.

Desligue o fogo e, com um garfo, levante a válvula para liberar toda a pressão antes de abrir a panela. Mexa bem com um batedor de arame até a polenta ficar lisa – quando abrir a panela, a superfície vai estar mais líquida e separada da polenta no fundo, não se assuste, é assim mesmo e é só misturar.

Volte a panela ao fogo baixo e mexa com o batedor por mais 2 minutos, até a polenta ficar cremosa. Desligue o fogo e misture a manteiga e o parmesão ralado. Prove e ajuste o sal.

Divida a polenta em 6 tigelas pequenas (que possam ir ao forno) e coloque sobre cada uma 1 fatia de gorgonzola. Transfira as tigelas para uma assadeira grande e leve ao forno por cerca de 5 minutos, ou até o queijo derreter (se seu forno tiver a opção grill, pode usar). Retire do forno com cuidado e sirva a seguir com um fio de azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
 

DROGARIAS POUPAQUI


i7 Notícias i7 Notícias