Sopa de tomate de forno

É um prato simples, saboroso, aveludado e levemente picante.


Os legumes vão ao forno, passam pelo liquidificador e seguem direto para o prato. É receita de sopa que não usa panela! Mas a maior vantagem desse método é o sabor: ele dá um toque tostadinho que faz toda a diferença. O resultado é uma sopa saborosa, aveludada e levemente picante.

INGREDIENTES

5 tomates italianos maduros
½ pimentão vermelho
1 cebola
2 dentes de alho
1 xícara (chá) de água fervente
azeite a gosto
1 pitada de pimenta calabresa seca
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
folhas de manjericão a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta).

Lave, seque e corte os tomates ao meio. Sem tirar a raiz da cebola, corte em duas metades no sentido do comprimento e cada metade e em três gomos – é importante manter a raiz para que as camadas da cebola não soltem e ela se mantenha úmida depois de assada. Descasque os gomos. Lave, seque e corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte uma das metades em tiras de 1 cm – reserve a outra metade na geladeira para uma próxima receita. Descasque e corte os dentes de alho ao meio.

Unte com azeite uma assadeira grande. Disponha as metades de tomate com a casca para baixo e o lado da polpa para cima – assim solta menos água. Distribua o restante dos legumes na assadeira, regue com azeite e tempere com sal e pimenta a gosto.

Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até que os legumes estejam macios e levemente tostados.

Transfira os legumes assados para o liquidificador, tempere com a pimenta calabresa e regue com a água fervente. Tampe e bata até a sopa ficar lisa e cremosa. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor da água fervente empurre e abra a tampa. Prove e ajuste o sal. Sirva a seguir com folhas de manjericão a gosto.
 



i7 Notícias
-->