Bolinho quente de doce de leite

A colher rompe a tampa do bolinho e encontra uma calda cremosa, dourada.


Essa receita é um tesouro; esse bolinho é um deleite. Mas atenção ao ponto: se ele ficar mais tempo do que deve no forno, perde a calda interior.

INGREDIENTES

¾ de xícara (chá) de doce de leite (200 g)
2 ovos
50 g de manteiga
¼ de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de sal
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar os ramequins
açúcar de confeiteiro ou cacau em pó a gosto para polvilhar

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga quatro ramequins 7 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe para espalhar e bata bem sobre a pia para retirar o excesso.

Numa tigela média, coloque a manteiga e leve ao micro-ondas por 1 minuto para derreter. Junte o doce de leite, o açúcar e misture bem com uma espátula até ficar liso.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte ao doce de leite  – se um estiver estragado, você não perde a receita. Acrescente uma pitada de sal e misture bem. Acrescente a farinha, aos poucos, passando pela peneira. Misture delicadamente com a espátula para incorporar.

Divida a massa de bolo nos ramequins e coloque numa assadeira. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos. Atenção para o ponto: o bolinho deve crescer, e pode até rachar no centro, mas não deve assar completamente. Uma boa maneira de verificar é espetando um palito: nas bordas, deve sair limpo, porém no centro, sai molhado. Quem tem a manha na cozinha, pode dar uma chacoalhada na tigela: você vai notar que a borda está firme, mas o centro ainda se mexe. Se passar do tempo, o bolinho vai assar completamente e ficar sem a calda interior. Fique atento às características, pois os fornos são diferentes e o tempo pode variar.

Retire do forno, polvilhe com açúcar de confeiteiro ou cacau em pó e sirva imediatamente.
 



i7 Notícias
-->