Pudim de Leite sem Furinhos

Prepare-se para desvendar um dos grandes mistérios da culinária: um pudim bem liso e denso – geladinho, fica mais firme e fácil de desenformar.


PARA O PUDIM

INGREDIENTES

2 latas de leite condensado

4 ovos

2 ½ xícaras (chá) de leite

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa). 

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior. Mexa com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e misture bem. 

Acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente com o batedor, apenas para misturar — evite fazer movimentos bruscos para não incorporar ar. Os furinhos no pudim são bolhas de ar, por isso, mexa delicadamente mesmo. Deixe a massa do pudim descansando enquanto prepara o caramelo — essa pausa é essencial para eliminar possíveis bolhas de ar e garantir um pudim lisinho.

PARA O CARAMELO

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de açúcar

⅓ xícara (chá) de água fervente

MODO DE PREPARO

Separe uma fôrma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio — ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria.

Numa panela média, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Misture com a espátula até ficar lisa.

Transfira a calda para a fôrma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato (ou luva térmica), segure e gire a fôrma para caramelizar a lateral.

Despeje a massa do pudim na fôrma, passando por uma peneira. Coloque a fôrma dentro de uma assadeira, leve ao forno, e só então regue com a água fervente até cobrir metade da fôrma do pudim (para assar em banho-maria).

Deixe assar por 1 hora e meia — o tempo pode variar de acordo com o modelo e o tipo de forno. O pudim estará pronto quando a superfície estiver firme, mas com o interior ainda cremoso — ele termina de firmar enquanto esfria. Evite assar demasiadamente para não ressecar nem endurecer muito.

Retire o pudim do forno e deixe amornar. Leve para a geladeira por ao menos 3 horas. Antes de servir, passe a base da fôrma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda.

Cubra a fôrma com um prato com borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.
 



i7 Notícias
-->