Moqueca rápida de peixe

Um prato super saboroso e prático.


Para ficar mais rápida e prática, esta receita tem seus truques. Os legumes são cortados em pedaços menores do que na receita tradicional (assim cozinham em menos tempo) e são refogados (para dar mais sabor). O peixe vai em tranches e o leite de coco e o dendê são emulsionados, para dar uma textura aveludada ao caldo.

INGREDIENTES

4 tranches (postas) de robalo sem pele (cerca de 150g cada)
2 tomates
1 pimentão amarelo
1 pimentão verde
1 cebola
1 dente de alho
1 pimenta dedo-de-moça
½ pimenta de cheiro (opcional)
6 galhos de coentro (folhas e talos)
200 ml de leite de coco (¾ de xícara (chá))
¼ de xícara (chá) de azeite de dendê
1 colher (sopa) de azeite
sal a gosto
folhas de coentro a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Lave e seque os pimentões, os tomates, as pimentas e o coentro. 

Corte os pimentões ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em quadrados de 3 cm. Corte os tomates em quartos, descarte as sementes e corte cada quarto ao meio na diagonal. Descasque e corte a cebola em cubos de 2 cm. Descasque e pique fino o dente de alho. Fatie a pimenta de cheiro em rodelas. Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, raspe as sementes com a ponta da faca e pique fino as metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos. 

No liquidificador, bata o leite de coco com o azeite de dendê e ½ colher (chá) de sal por 1 minuto até ficar bem emulsionado – assim o caldo da moqueca fica mais aveludado e a gordura do dendê e do coco não se separam do líquido. 

Tempere o peixe com sal a gosto.

Leve uma panela média (ou frigideira de borda alta) ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Junte os pimentões e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o alho e as pimentas e mexa por 1 minuto para perfumar. 

Abaixe o fogo, junte o coentro e o leite de coco batido com dendê. Adicione os tomates e misture bem. Com uma pinça, coloque as tranches de peixe entre os legumes – assim o peixe fica parcialmente imerso pelo caldo para cozinhar.

Tampe a panela e deixe cozinhar por 15 minutos, ou até o peixe ficar cozido, mas ainda úmido, e os legumes macios. Sirva a seguir com folhas de coentro e farofa de dendê.
 

DROGARIAS POUPAQUI


i7 Notícias i7 Notícias