Especialista dá dicas para economizar o gás de cozinha

Engenheiro mecânico alerta que é necessário mudar alguns hábitos no cozimento dos alimentos



Para conseguir reduzir o consumo e evitar estourar o orçamento, o ideal é mudar alguns hábitos

Com a oscilação constante no preço do gás de cozinha os usuários precisam buscar alternativas para economizar. Para conseguir reduzir o consumo e evitar estourar o orçamento, o ideal é mudar alguns hábitos.

De acordo com Henrique Rissá, engenheiro mecânico, um dos principais aspectos para conseguir economizar é planejar a alimentação. "Quando se planeja o que vai cozinhar você consegue utilizar as panelas corretas e sabe o tempo exato de cozimento dos alimentos. Um ponto fundamental para conseguir economizar gás durante o cozimento é utilizar panelas com tampa, pois perde-se muito calor ao cozinhar com as panelas destampadas. Outro ponto de atenção é em relação ao uso do forno. Quando for utilizá-lo evite ficar abrindo o compartimento toda hora, pois toda vez que ele é aberto o calor acaba saindo, fazendo com que o alimento demore mais para ser finalizado, consequentemente acaba consumindo mais gás", explica o professor.

O professor elenca outras dicas para economizar no consumo de gás:

• Opte por utilizar panelas de pressão: Sempre que a receita permitir, cozinhe na pressão. A panela é ótima para receitas práticas de um só recipiente e é uma das maneiras mais eficientes de economizar gás de cozinha.

• Mantenha portas e janelas fechadas: Locais com correntes de ar também prejudicam o cozimento, pois diminuem a potência da chama e acaba demorando mais o tempo de cozimento do alimento. Se possível, não instale seu fogão onde tiver correntes de ar. Caso a sua cozinha tenha corrente de ar feche portas e janelas para acelerar o processo e economizar.

• Fique atento as chamas do fogão: O ideal é que elas sempre estejam azuis. Se estiverem amareladas ou alaranjadas, é porque os bocais estão sujos ou não estão funcionando corretamente, gerando mais consumo de gás.

• Organize os ingredientes e a cozinha: É fundamental o planejamento. Sempre lave e pique os alimentos antes de começar a cozinhar, evitando que deixe algo no fogo dourando ou refogando, por mais tempo do que o necessário.

• Deixe os alimentos de molho antes do cozimento: Sempre antes de cozinhar grãos como feijão e o grão-de-bico, deixe-os de molho por, pelo menos, 12 horas. Dessa forma, os grãos ficam mais macios, facilitando ainda mais o cozimento.

• Use as bocas corretas: Colocar uma panela pequena em uma boca grande é desperdício do seu gás de cozinha. Fique atento para economizar.

• Cozimento a vapor: Cozinhar legumes, por exemplo, numa espagueteira metálica em cima de uma panela de arroz, gasta a mesma quantidade de gás para cozinhar os dois alimentos.



i7 Notícias
-->