Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres reforça programa de empoderamento

A iniciativa do programa TODAS in-Rede, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é criar uma rede virtual de mulheres com deficiência e incentivar a independência desse público



A iniciativa do programa TODAS in-Rede, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é criar uma rede virtual de mulheres com deficiência e incentivar a independência desse público

No 25 de novembro, marcado como Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência reforçou que as mulheres com deficiência se cadastrem na Rede Virtual do programa TODAS in-Rede, visando a favorecer a melhoria da sua qualidade de vida, inclusão social e emancipação.

No âmbito da violência, a mulher com deficiência tem dupla vulnerabilidade, primeiro por ser mulher e depois pela deficiência. Segundo a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em violência e gênero de janeiro a setembro de 2021, foram registrados mais de 2,4 mil boletins de ocorrência por mulheres com deficiência no estado, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública de SP.

A iniciativa do programa TODAS in-Rede, da Secretaria, visa o empoderamento das mulheres com deficiência do estado de São Paulo, buscando sua autonomia em diversos pilares como o acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência e autoestima e liderança.

Entre os pilares do programa, estão a criação de uma rede virtual de mulheres com deficiência, bem como ações que auxiliem identificar os atos de violência e oferecer informações sobre como e onde pedir ajuda, principalmente dentro do contexto da pandemia, tanto à vítima como às pessoas dentro de seu convívio social. Nesse sentido, dentro do site são disponibilizados contatos de rede de proteção e acolhimento, além de aplicativos que podem ajudar em situação de emergência e/ou vulnerabilidade.

Instituída em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres marca uma luta ainda enfrentada por mulheres com e sem deficiência em todo o mundo.

Para conhecer mais sobre o programa, clique aqui .
 



i7 Notícias
-->