Hambúrguer na Airfryer da Rita Lobo

Quinze minutos separam você deste hambúrguer suculento e intenso, com molho de gorgonzola e servido com brócolis assado. É refeição completa para uma pessoa sem bagunça na cozinha.


Quinze minutos separam você deste hambúrguer suculento e intenso, com molho de gorgonzola e servido com brócolis assado. É refeição completa para uma pessoa sem bagunça na cozinha.

INGREDIENTES

90 g de acém moído
90 g de costela bovina moída
5 ramos de brócolis (floretes com parte do talo)
Azeite a gosto
Sal e pimenta-do-reino moídos na hora a gosto

MODO DE PREPARO

Retire as carnes da geladeira 10 minutos antes de preparar o hambúrguer – assim o hambúrguer preparado na AirFryer fica mais tostadinho.

Corte os ramos de brócolis mantendo o florete e cerca de 10 cm do talo. Lave sob água corrente e seque bem – quanto mais sequinhos estiverem, mais dourados ficam. Transfira para uma tigela, regue com ½ colher (chá) de azeite e misture bem com as mãos para envolver toda a superfície com azeite.

Num prato raso, faça uma camada de sal e pimenta moídos na hora. A mistura vai servir para temperar o hambúrguer – além de salgar, o sal moído na hora também dá textura ao hambúrguer.  

Numa tigela, misture as carnes moídas com as mãos. Para modelar o hambúrguer: forme uma bola e achate levemente sem compactar – se apertar muito, o hambúrguer não fica tão suculento. Apoie o hambúrguer no prato raso e ajeite a lateral com a mão, o hambúrguer deve ficar com cerca de 9 cm de diâmetro e 2,5 cm de altura. 

Com o dedão, aperte o centro do hambúrguer para fazer um buraquinho – isso ajuda a manter o formato durante o cozimento. Apoie as duas superfícies do hambúrguer na mistura de sal e pimenta para temperar. 

Programe a AirFryer para cozinhar a 200 ºC por 10 minutos.

Assim que estiver aquecida, pincele os dois lados do hambúrguer com azeite. Disponha o hambúrguer no cesto, com o buraquinho para cima, posicionando-o levemente na lateral – assim sobra espaço para os ramos de brócolis que entrarão depois. Feche o cesto e conte 5 minutos. Enquanto isso, prepare o molho de gorgonzola.

Passados os primeiros 5 minutos, abra o cesto e, com uma espátula, vire o hambúrguer. Pincele um pouco mais de azeite na superfície da carne e encaixe os ramos de brócolis no cesto, no espaço vazio. Feche novamente e espere os 5 minutos restantes. 

Com uma pinça, transfira o hambúrguer para um prato e deixe descansar por 2 minutos para que os sucos da carne se redistribuam. Sirva a seguir com o brócolis assado, o molho de gorgonzola e pêra marinada.

PARA O MOLHO

INGREDIENTES

3 colheres (sopa) de queijo gorgonzola esfarelado
1 colher (sopa) de creme de leite
½ colher (chá) de mostarda de Dijon
gotas de molho inglês

MODO DE PREPARO

Numa tigela de vidro pequena, leve o gorgonzola para derretor no micro-ondas por 15 segundos. Retire a tigela do micro-ondas e mexa bem com uma colher (caso ainda não esteja derretido completamente, volte ao micro-ondas por mais 10 segundos). 

Adicione o restante dos ingredientes e misture bem. Reserve numa molheira para servir com o hambúrguer.
 


i7 Notícias i7 Notícias