Carne de panela com milho e abóbora

Clássico da comida caseira em versão bem brasileira. A carne, em cubos, é temperada com cominho e semente de coentro.


Clássico da comida caseira em versão bem brasileira. A carne, em cubos, é temperada com cominho e semente de coentro. Para deglaçar, cachaça. Legumes? Milho e abóbora. E para finalizar, folhas de coentro.

INGREDIENTES

1 kg de miolo de acém
3 espigas de milho-verde
300 g de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos de 3 cm
1 cebola
2 dentes de alho
1 pimenta dedo-de-moça
2 colheres (sopa) de cachaça
2 xícara (chá) de água quente
azeite a gosto
2 folhas de louro
2 colheres (chá) de coentro em pó
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de colorau
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
folhas de coentro para servir

MODO DE PREPARO

Corte o miolo de acém em cubos de cerca de 4 cm. Transfira os pedaços para uma tigela, tempere com o coentro em pó, o cominho, o colorau, 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem com as mãos, envolvendo todos os pedaços da carne e mantenha em temperatura ambiente enquanto prepara o restante dos ingredientes – a carne não pode estar gelada na hora de ir para a panela.

Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Com uma faca de pão, corte cada espiga em fatias de cerca de 3 cm – vá serrando e girando a espiga para cortar.

Lave, seque e corte a pimenta dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento. Com a ponta da faca, raspe e descarte as sementes, e pique fino as metades. Dica: para evitar acidentes com dedos apimentados nos olhos, passe óleo ou azeite nas mãos depois de cortar as pimentas — a capsaicina, substância responsável pelo ardor, é lipossolúvel. Depois, lave as mãos com sabonete para tirar o óleo.

Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Espalhe um pouco de azeite nos cubos de carne – assim elas douram melhor. Quando a panela aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure a carne em etapas – se colocar tudo de uma só vez, a carne vai cozinhar no vapor em vez de dourar. Doure bem os cubos por cerca de 4 minutos, mexendo de vez em quando.

Transfira os cubos dourados para uma travessa e repita com o restante, regando a panela com azeite a cada leva.

Mantenha a panela em fogo médio, regue com mais 1 colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos até murchar. Junte o alho, os louros, a pimenta e mexa por um minuto para perfumar.

Regue a panela com a cachaça e raspe bem o fundo com uma espátula para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao preparo. Acrescente a água quente, volte a carne para a panela, junte as fatias de milho e tempere com 1 colher (chá) de sal. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e conte 25 minutos.

Após os 25 minutos, desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.

Abra a panela, adicione os pedaços de abóbora e misture delicadamente. Tampe novamente e volte ao fogo alto. Assim que a panela pegar pressão novamente, abaixe o fogo e conte 1 minuto.

Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente antes de abrir a tampa. Sirva a seguir com folhas de coentro a gosto.
 



i7 Notícias
-->