Pudim de pão com laranja

Raspas de laranja e uma pitada de canela deixam o pudim todo perfumado. E, no caramelo, vai caldo de laranja, para dar um toque cítrico. Fica um pudim de pão todo especial.


PARA O CARAMELO

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de açúcar

4 colheres (sopa) de água fervente

¼ de xícara (chá) de caldo de laranja coado

MODO DE PREPARO

Separe uma forma redonda com furo no meio, de 20 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver – ela vai ser usada tanto para fazer a calda quanto para assar o pudim em banho-maria.

Coloque o açúcar numa panela média e leve ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Junte as quatro colheres de sopa  água fervente aos poucos, de colher em colher, mexendo a cada adição. Em seguida misture o caldo de laranja. Atenção: a calda pode borbulhar.

Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Deixe amornar por alguns minutos e, com um pano de prato, segure e gire a forma para caramelizar também a lateral. Reserve.

PARA O PUDIM

INGREDIENTES

3 pães franceses amanhecidos

3 xícaras (chá) de leite

½ xícara (chá) de açúcar

3 ovos

raspas de 1 laranja

1 pitada de canela

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).

Corte os pães em pedaços e transfira para uma tigela grande. Junte a canela e as raspas de laranja.

Numa panela, misture o açúcar com o leite e leve ao fogo médio. Assim que ferver, regue sobre os pães e deixe descansar por 10 minutos.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela – se um estiver estragado você não perde a receita. Misture com um garfo apenas para quebrar as claras com as gemas, junte aos pães amolecidos e misture bem para incorporar.

Transfira a massa para a forma caramelada e nivele com uma colher. Coloque a forma numa assadeira funda, encha a assadeira com a água fervente e leve para assar em banho-maria por cerca de 40 minutos, ou até o pudim firmar.

Retire do forno e deixe amornar antes de levar à geladeira. Deixe esfriar por pelo menos 3 horas antes de servir (se preferir, prepare no dia anterior).

Para desenformar: aqueça o fundo da fôrma na chama do fogão; cubra a forma com um prato de borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.
 


i7 Notícias i7 Notícias