Bolo de carne e abobrinha com cebolas assadas

Um bolo de carne delicioso, clássico, bem vintage.


Uma receita cheia de segredos: a abobrinha ralada e refogada deixa o interior úmido; a cobertura de farofa de pão forma uma crostinha crocante; e a mistura de mel, extrato de tomate e molho inglês traz cor e muito sabor. As cebolas douradas, que pegam carona no forno, fazem o prato ficar ainda mais especial.

PARA A COBERTURA CROCANTE

INGREDIENTES

1 pão francês amanhecido

1 dente de alho

3 ramos de tomilho

2 colheres (sopa) de azeite

1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Com a lateral da lâmina da faca, amasse o dente de alho e descasque. Transfira para o liquidificador, junte o pão amanhecido rasgado em pedaços, o azeite, os ramos e tomilho debulhados e o sal. Bata até formar uma farofa grossa — pare de bater e mexa os ingredientes com uma espátula quanto for necessário. Reserve.

PARA O BOLO DE CARNE

INGREDIENTES

600 g de patinho moído

1 abobrinha

2 cebolas

2 dentes de alho

½ xícara (chá) de bacon cortado em cubos de 0,5 cm (cerca de 70 g)

1 ovo

3 colheres (sopa) de farinha de rosca

2 colheres (chá) de sálvia picada

3 ramos de tomilho

10 folhas de sálvia inteiras

azeite a gosto

¼ de colher (chá) de pimenta-de-caiena

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

1 colher (sopa) de extrato de tomate

1 colher (sopa) de mel

2 colheres (chá) de molho inglês

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte uma assadeira grande com 1 colher (sopa) de azeite.

Retire a carne da geladeira e mantenha em temperatura ambiente enquanto separa o restante dos ingredientes. 

Lave, seque, descarte as pontas e passe a abobrinha pela parte grossa do ralador. Leve uma frigideira média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a abobrinha, tempere com 1 pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar — assim, ela passa sabor e umidade ao bolo de carne, mas sem soltar água em excesso na massa.

Transfira a abobrinha para uma peneira sobre uma tigela e pressione com uma colher para tirar o excesso de água. Deixe amornar enquanto separa o restante dos ingredientes. 

Descasque e corte as cebolas ao meio. Pique fino uma das metades. Corte as outras metades em 3 gomos, passando a faca pela raiz — assim, as camadas permanecem unidas ao assar. Descasque e pique fino os dentes de alho.

Numa tigela pequena, quebre o ovo e bata com um garfo apenas para misturar a clara com a gema. Em outra tigela pequena, misture o extrato de tomate com o molho inglês e o mel. Reserve.

Numa tigela grande, coloque a carne moída, o bacon, a cebola e o alho picados, a abobrinha refogada, a farinha de rosca, o ovo batido e a sálvia picada. Tempere com a pimenta-de-caiena, 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem com as mãos para incorporar todos os ingredientes, formando uma massa.

Transfira a massa para a tábua e modele, pressionando bem com as mãos para o bolo ficar compacto — a carne tende a encolher ao assar, por isso é importante estar bem compactada, para que o bolo não rache ao ser fatiado. O bolo de carne deve ficar cilíndrico, com cerca de 20 cm de comprimento, 10 cm de largura e levemente achatado no topo (se preferir, enrole a massa de carne em filme plástico para modelar e depois desembale já na assadeira). 

Transfira o bolo de carne modelado para a assadeira untada e pincele com a mistura de molho inglês, mel e extrato de tomate, cobrindo bem toda a superfície. Com as mãos, distribua a cobertura de farofa no topo do bolo de carne — pressione parte da farofa delicadamente para fixar; o restante pode ser posto por cima, mais soltinho, para a textura ficar mais crocante e a aparência mais rústica.

Distribua os gomos de cebola, os ramos de tomilho e as folhas de sálvia inteiras ao redor do bolo de carne. Regue as cebolas e as ervas com um fio de azeite e tempere com sal.

Leve a assadeira ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que a carne esteja cozida mas com o interior ainda úmido e a farofa, bem dourada. Nos 10 minutos finais, com uma pinça, vire os gomos de cebola para dourar por igual.

Retire a assadeira do forno e deixe o bolo de carne descansar por 5 minutos antes de cortar e servir — nesse período, os sucos da carne se redistribuem, deixando o bolo mais suculento. Sirva com as cebolas assadas.
 


i7 Notícias i7 Notícias