Lanche buraco quente

O lanche buraco quente é, provavelmente, uma das receitas de festa e de boteco mais populares!


Parece um simples sanduíche de carne moída, mas, se você colocar os ingredientes e temperos certos, vira um lanche incrível e muito gostoso!

Ingredientes:

500 gramas de carne moída

6 pães francês

1 caixa de molho de tomate

1 cebola média

1 dente de alho

½ alho poró

3 colheres de sopa de óleo ou azeite de oliva

1 folha de louro (opcional)

½ copo de vinho branco seco

1 colher de chá de oréganos

1 colher de chá de colorau ou páprica doce

1 colher de chá de sal (colher rasa)

½ colher de chá de molho de pimenta

½ colher de chá de cominhos

pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:

Comece por descascar a cebola e o alho e picar finamente, como na foto. Pique também finamente o alho poró.

Dica: Se você quiser pode juntar a estes temperos tomate e pimentão também picadinhos, de preferência sem as sementes.

Tempere a carne moída com os oréganos, o colorau ou páprica doce, os cominhos, o molho de pimenta e a pimenta do reino (deixe o sal somente para o final). Misture bem com as mãos e reserve.

Leve ao fogo médio-baixo uma panela grande com o óleo ou azeite e coloque a cebola e o alho poró. Misture e deixe refogar até ficar macia. Depois coloque o alho picado, misture e deixe por mais 1 minuto ou até começar a dourar.

Dica: Quando preparo carne moída refogada gosto de colocar também uma folha de louro no refogado de cebola, porém esse é um ingrediente opcional.

Adicione a carne e fique mexendo muito bem com a colher, para desfazer todos os pedacinhos e misturar com o refogado.

Quando a carne estiver toda refogada (ela ficará sequinha e com cor de feita), como na foto, coloque o molho de tomate e o sal e misture bem.

Dica: Nesse momento você também pode acrescentar outros ingredientes como ervilha, milho, ovo cozido e picado, queijo ralado, azeitona, etc.

Coloque o vinho, para equilibrar o sabor do molho de tomate, e deixe cozinhar por mais 2-3 minutos ou até o molho espessar. Prove a carne, se necessário acerte o sabor com sal e desligue o fogo.

Pegue os pães, corte o topo e, com a ajuda de uma colher pequena, empurre o miolo para o fundo (isso é importante para evitar que o molho da carne moída escorra por baixo).

Recheie cada pão com o molho de carne moída e, se quiser, acrescente queijo ralado, batata palha, orégano, maionese, entre outros ingredientes da sua preferência. Sirva este lanche de carne moída ainda quente e bom apetite!


i7 Notícias i7 Notícias