5 dicas para escolher um vpn para seu computador

Descubra como escolher o melhor servidor de VPN para manter o seu computador e dados seguros e como este recurso pode mudar a sua navegação online, confira.


A segurança dos nossos dados e computador enquanto navegamos na internet é fundamental para um uso mais seguro da rede. Para isso, podemos contar com o melhor servidor de vpn, mantendo nossa privacidade e o que é mais importante para nós longe de pessoas não autorizadas e evitamos problemas como vazamento de documentos pessoais, fotos, clonagem de cartões, etc. 

Quer saber mais sobre esse serviço, como ele protege os seus dados e como escolher o melhor VPN para o seu computador? Então vem com a gente!

Como escolher um vpn para o seu computador?

Escolher um serviço de VPN para manter o seu computador seguro é uma decisão que deve ser embasada no seu principal objetivo e também, de acordo com as suas possibilidades no momento. Como há uma grande oferta de VPNs na atualidade, pode ser difícil escolher o melhor para você sem saber um pouco sobre o que caracteriza um bom VPN. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa escolha tão importante, confira:

Saiba qual é o seu objetivo

Em primeiro lugar, para escolher um bom VPN, é preciso saber qual é o seu objetivo com o uso dessa ferramenta. Se você quiser apenas ter uma maneira mais segura de acessar sites bloqueados, conteúdos restritos e semelhantes, pode ser que não precise das mesmas funcionalidades que um usuário em busca de proteção contra diversos tipos de malware buscam.

Por isso, vale a pena analisar com cuidado quais são as melhores opções para o que você precisa e escolher a que oferece os melhores recursos de segurança e privacidade para manter o seu computador sempre protegido.

Leve em consideração o seu orçamento

Se você quer contratar um bom serviço de VPN para se manter seguro na internet, saiba que isso pode ter um custo mensal ou anual. Contudo, hoje em dia existem muitas alternativas diferentes no mercado, e com isso, achar uma opção que caiba no seu bolso fica muito mais fácil. 

Mas, não se engane. Se um VPN tem um custo elevado se comparado aos demais, não quer dizer que seja o melhor para manter o seu computador protegido e te ajudar a navegar em sites com conteúdos bloqueados, seja por direitos autorais ou outras questões, por exemplo. 

Somente com muita pesquisa e comparação é que você poderá encontrar um serviço que supra as suas necessidades, e, que principalmente, esteja dentro do seu orçamento mensal, equilibrando preço e qualidade. Por isso, na hora de escolher o seu VPN, não tenha pressa e faça uma boa pesquisa comparativa.

Pesquise sobre o suporte do serviço de VPN

Principalmente para quem é iniciante ou ainda não conhece muito sobre o serviço de VPN, escolher uma alternativa com bom suporte é a melhor escolha. Pois, caso você tenha alguma dúvida de como usar essa proteção adicional ou como configurar o serviço no seu computador, por exemplo, precisará de acesso a um suporte especializado e que de preferência esteja disponível 24 horas por dia para você. 

Isso garante com que você use todos os benefícios que o serviço de VPN tem para oferecer e que não ficará na mão quando precisar de ajuda do suporte, seja para resolver problemas técnicos ou esclarecer dúvidas sobre o funcionamento, por exemplo.

Não se esqueça de conferir se o VPN é compatível com o seu dispositivo

Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das dicas mais importantes, pois antes de escolher o seu VPN, é preciso saber se o mesmo é compatível com o seu sistema operacional. Se o seu computador usa o Windows 10, por exemplo, é preciso saber se o VPN escolhido é compatível com essa versão de sistema operacional. Assim, você evita gastos desnecessários e maiores problemas na hora da instalação do serviço ou de manter o seu computador seguro.

Alguns serviços de VPN contam com pacotes para usá-lo em mais de um dispositivo. Se você for usar em outros dispositivos além do seu computador, como smartphones e tablets, é importante verificar, também, se este serviço é compatível com os seus modelos. Dessa forma, você fica tranquilo para acessar seus sites preferidos, conteúdos para trabalho ou estudos e muito mais, a qualquer momento e local, sem se preocupar com problemas de compatibilidade.

Mas, afinal: O que é um VPN e qual é a sua importância para a segurança do computador?

A sigla VPN vem da expressão Virtual Private Network, ou seja, Rede Privada Virtual. É um tipo de conexão que permite aos usuários o uso de uma rede privada através de uma rede pública, como é o caso da internet. As VPNs são usadas como recurso para acessar locais dentro de uma rede privada, como a conexão com impressoras ou arquivos de computador, ou ainda, para acessar um servidor de rede privado.

Além disso, as VPNs proporcionam uma camada adicional de segurança à internet, pois fazem a criptografia do tráfego da rede. São utilizadas, na grande maioria das vezes, em empresas para permitir que os funcionários acessem com segurança a rede corporativa de qualquer lugar e também pode ser usado por pessoas físicas, com o intuito de proteger a sua privacidade e segurança no ambiente online.

Ou seja, o serviço de VPN permite o acesso remoto a recursos de uma rede local, mesmo que você não esteja fisicamente conectado nessa rede. Ajuda também a garantir proteção criptografada durante a troca de informações na internet em redes públicas, como Wi-Fi de aeroporto, por exemplo, que pode deixar os seus dados e informações do que fez na internet expostos.

Então, quando você se conecta a uma VPN, você faz login com as suas credenciais e cada computador, em cada ponta da conexão, verifica a autenticidade um do outro. Assim que ocorrer a confirmação, a sua conexão com a internet será criptografada e protegida de interceptação de pessoas não autorizadas.
 


i7 Notícias i7 Notícias