O site TecMundo trouxe uma lista com sete tecnologias que foram citadas no livro "1984" de George Orwell e que, atualmente, ainda são uma ameaça à privacidade e uma forma de controle social. A obra de ficção científica escrita por Orwell foi publicada em 1949 e muito do que foi descrito em suas páginas tornou-se realidade atualmente, sendo considerado uma das grandes obras premonitórias da literatura. Confira abaixo as técnicas listadas no TecMundo:
Teletelas Espiãs
"1984" - Na obra de Orwell os ambientes continham dispositivos chamados teletelas que eram como um aparelho de televisão que, enviava propaganda para quem estivesse assistindo e servia para espionar aquilo que o telespectador estava fazendo.
Atualmente - Nossos aparelhos de TV atuais não são espiões tão ativos quanto os de "1984". No entanto os tablets e notebooks que contém câmeras, passam a sensação de estarmos sendo vigiados o tempo todo, além de enviarem conteúdo publicitário o tempo todo.
Big Brother
"1984" - O controle era exercido pelo "Big Brother" que servia como uma metáfora ao controle do governo que estava a par de tudo o que a população fazia.
Atualmente - Quem detém este controle nos dias de hoje não são os governos na maioria das vezes, mas sim as grandes corporações que através de redes sociais e de pesquisa tem controle sobre tudo o que você faz na internet.
A Polícia do Pensamento
"1984" - Quando algo fugia ao controle do "Big Brother" seus aliados estavam prontos para denunciar quem estivesse agindo de forma errônea ou contra o sistema.
Atualmente - O uso cada vez mais constante de câmeras de segurança vigiam tudo o que fazemos em todos os lugares.
"Novilíngua"
"1984" - Para manter o controle sobre a história, o governo criou uma nova língua que substituía algumas palavras por outras.
Atualmente - Não há necessariamente uma forma de controle sobre a língua, mas as redes sociais, as mensagens de texto e a internet mudaram a forma como escrevemos. Quem estiver por fora desse novo modelo de escrita pode ser "excluído" da vida digital.
Controle do presente, passado e futuro
"1984" - Um dos lemas políticos do livro de Orwell mostrava personagens que modificavam registros históricos, mudando assim a História.
Atualmente - Uma grande parte das informações que consumimos provem da internet, e nem sempre são totalmente confiáveis. Se um pequeno ou grande detalhe for mudado e passar desapercebido muitas pessoas podem acreditar em mentiras, pensando que são fatos verdadeiros.
Privacidade nas compras?
"1984" - As compras eram limitadas por pessoa e só itens de extrema necessidade podiam ser adquiridos.
Atualmente - Grande parte das compras que fazemos são pagas com cartões, que deixam registros de nossa forma de consumo.
Teletelas nas ruas
"1984" - As mensagens transmitidas eram cheias de propagandas de guerra.
Atualmente - Painéis de propaganda estão espalhados por todos os cantos e trazem informações que nos induzem a consumir mais e mais.
Fonte: TecMundo
Boa Leitura,
Equipe TriBooks - Paula Rodrigues