Um funcionário de 58 anos da Secretaria de Obras de Assis (SP) morreu em um acidente no pátio da secretaria, na manhã desta terça-feira (9). A vítima teve o corpo esmagado por um caminhão enquanto fazia a limpeza do veículo.
De acordo com informações da polícia, a vítima trabalhava como motorista de caminhão. Segundo um colega de trabalho contou à polícia, o homem limpava o para-brisa quando o veículo desceu e o esmagou contra a parede. "Ele provocou o acidente dele mesmo, pois não acionou o frio do caminhão", acredita o operador de máquinas, Otávio Lopes.
Conforme relato dos outros funcionários, cada motorista é responsável pela manutenção do caminhão que dirige, por isso, todo manhã antes de sair, eles checam os pneus e fazem a limpeza do veiculo. A vítima, que trabalhava na prefeitura há pelo menos 20 anos, fazia isso todos os dias. A Polícia Militar e a perícia estiveram no local para apurar as causas do acidente.
Para o presidente do sindicato dos servidores municipais, Paulo César Tito, um plano de segurança de trabalho poderia ter evitado a tragédia. "Se nós tivéssemos um plano de segurança efetivo, poderíamos ter evitado este acidente que matou um funcionário que estava a seis meses da aposentadoria", alega.
Já o secretário municipal de obras, Valter de Souza Filho, considerou o acidente uma fatalidade. "Quando você para o veículo, é quase automático ativar o freio de mão. Não temos como acusar ou alegar que o fato é um caso de falta de segurança por parte da prefeitura", diz.

O servidor estava prestes a se aposentar (Fotos: reprodução TV Tem)

G1