Biólogo participa da Tribuna Livre da Câmara


 

Gustavo Amaral Vasconcelos falou sobre serviços ambientais

A Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista, reunida em Sessão Ordinária na noite da última segunda-feira, 19, recebeu o biólogo Gustavo Vasconcelos Amaral, que participou da Tribuna Livre para falar sobre serviços ambientais, em virtude do Dia da Conservação do Solo e do Dia do Planeta Terra, comemorados em 15 e 22 de abril, respectivamente.

Em sua participação no espaço democrático da Câmara, Gustavo explicou que serviços ambientais “são os benefícios que as pessoas obtêm de ecossistemas, sendo eles de abastecimento, reguladores e culturais”. Segundo Gustavo, entende-se por abastecimento os produtos que obtemos por meio do ecossistema, como comida, água limpa, combustíveis renováveis, bioquímica e recursos genéticos. Já a regulação é adquirida por meio do controle dos processos ecossistêmicos, como a regulação da água, do clima e das doenças. E os benefícios culturais são aqueles não-materiais obtidos com o ecossistema, sendo: espiritual e religioso; recreação e ecoturismo; inspiração; educação; cultural hereditário e estético.

O biólogo também falou um pouco sobre o controle de pragas, compensação de carbono e a preservação de APP (Áreas de Preservação Permanente), evidenciando que na cidade de Extrema, Minas Gerais, “os proprietários rurais recebem para cercar e conservar a mata nativa do entorno de rios e a reserva legal”. Com certeza, um exemplo a ser seguido por muitos outros municípios.

Gustavo é biólogo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre em Conservação e Sustentabilidade pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), pesquisador colaborador da ONG Meio Ambiente Equilibrado de Londrina e sócio-diretor da CAA – Consultoria Ambiental de Paraguaçu Paulista.

 



i7 Notícias
-->