Queimada: grande problema na região


A região está em estado crítico por conseqüência das queimadas.


Essa baixa umidade do ar está resultando em grandes queimadas na nossa região.

Segundo o Jornal de Assis, uma estimativa realizada pelo Corpo de Bombeiros aponta que média de queimadas registradas pelo órgão na região de Assis desde o início do mês até o momento tem sido de sete casos por dia. Somente nesta semana foram registrados quatro focos de incêndio de grandes proporções. Um deles atingiu a área das proximidades da Polícia Ambiental, Agência Ambiental, Ibama e Parque Jorge Alves de Oliveira, em uma extensão de 1.500 metros quadrados, e outro se estendeu pelas margens da Rodovia Raposo Tavares, em uma região de pastagem próximo ao limite com o município de Maracaí. Neste caso, o fogo atingiu um total de 2.500 metros de extensão.

Outros focos de menor porte são controlados diariamente pelos bombeiros. Na tarde de ontem, a brigada de incêndio se deslocou à região da Cabiúna para o combate a um incêndio iniciado naquela área.

Na previsão do tempo divulgada na última quinta-feira para Assis, conforme dados da agência de meteorologia vinculada com o UOL, havia a estimativa de que o percentual de umidade no ar ficasse em torno de 18% na tarde de ontem, contudo, os dados verificados por volta das 15h, apontavam um índice ainda mais baixo, chegando a 15%.
Situação ainda mais crítica foi verificada em Presidente Prudente, na tarde desta quinta-feira. A baixa umidade do ar, em torno de 8% fez com que a prefeitura orientasse os alunos da rede municipal a utilizar soro fisiológico durante o horário escolar.

Outras cidades e estados também estão passando pelo mesmo problema, segundo divulgação feita nesta sexta-feira, pelo site UOL, 70% do país está sob risco de fogo.

Segundo dados do Inpe, 67% de todos os incêndios notificados em 2010 ocorreram no mês de agosto.

Além disso, somente neste mês a diferença entre 2009 e 2010 foi de 495%. Enquanto que de 1º a 27 de agosto de 2009 ocorreram 4.054 notificações de incêndios, no mesmo período de 2010, o Inpe contabilizou 24.133 focos de incêndio.

 



i7 Notícias
-->