Fema comemora com Assis anúncio de Fatec no município
O anúncio de que Assis terá uma Fatec realizada pelo governador Geraldo Alckmin durante a inauguração do AME no último sábado foi recebida com alegria pela Fundação Educacional do Município de Assis – Fema, que tem sido parceria do Município no objetivo de promover desenvolvimento social e profissional à comunidade assisense e de todo o Vale do Paranapanema.
Com objetivo de promover mais oportunidades de qualificação técnica e profissional, embasadas no ensino de qualidade, a Fema participou ativamente das iniciativas empenhadas para que o sonho da Fatec no município de Assis enfim se tornasse realidade. No início deste ano a inciativa liderada pela Prefeitura Municipal de Assis, por meio do prefeito Ricardo Pinheiro Santana e apoiada pelo deputado Estadual Mauro Bragato teve total apoio da Fundação. A proposta de trazer para Assis a Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo é um sonho antigo, esboçado desde 1992 e que neste ano, fortalecido por uma proposta regional e intermediado por lideranças políticas comprometidas com o crescimento e desenvolvimento de Assis e região, finalmente tornou-se uma realidade.
Para o presidente do Conselho Curador da Fema, Prof. Dr. Ulysses Telles Guariba Netto a vinda da Fatec para Assis é um marco importante de desenvolvimento, com ampliação de cursos técnicos de ensino superior na cidade. Assis já mantem diversos curso no Colégio Técnico ‘Centro Paula Souza’, que atualmente recebe melhorias e também deverá ter sua grade de cursos ampliada, que serão ampliadas com a vinda da Fatec que promoverá cursos técnicos de nível superior.
A Fema, segundo o Dr. Ulysses Guariba terá uma participação importante na vinda da Fatec em Assis já que a mesma deverá ser instalada, construída, no espaço acadêmico da Fundação. “A Fema busca atualmente novos cursos junto ao Conselho Estadual de Educação e a Fatec completará este universo acadêmico com outros cursos. Por exemplo, se Assis solicitar pela Fatec o curso de Gestão Ambiental, este integrará os cursos e pesquisas desenvolvidas na Unesp na área de meio ambiente e também da Fema, que oferece a pós-graduação em Química Ambiental. Outro curso que podemos citar de exemplo é o de Construção Civil, que só existe na Fatec de São Paulo; este curso certamente ensejará que a Fema crie um curso de Engenharia. Assim também o curso de Logística, que é um curso moderno e que complementa todas as nossas atividades nos cursos de Administração e Informática, já que hoje a logística é uma questão de visão estratégica de como gerenciar a região, o comércio, a produção. Todos estes exemplos são propostas de cursos complementares aos já oferecidos pela Fema e Unesp e neste sentido vamos dar todo suporte para a instalação destes cursos o mais rápido possível no município de Assis”, explica Guariba.
O Professor ainda explica que a proposta de trazer a Fatec para Assis estava no plano de governo do prefeito Ricardo, que buscou o apoio do deputado Mauro Bragato e das instituições organizadas e comprometidas com a região como a Fema, Civap e Câmara Municipal apoio para buscar junto ao Governo do Estado esta reinvindicação. Ele conta que após audiência realizada com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza senhora Laura Laganá, ocasião em que estiveram presentes o deputado Estadual Mauro Bragato, o prefeito Ricardo Pinheiro, prefeitos Zacharias Jabur (Cândido Mota) e Thiago Antonio Briganó (Ibirarema) representando o Civap, o presidente do Conselho da Fema Prof. Dr. Ulysses Guariba, o diretor da Fema/Imesa Prof. Ms. Eduardo Augusto Vella Gonçalves e os vereadores assisenses Alcides Coelho e Thiago Hernandes; após esta audiência as autoridades aguardavam uma resposta do Governador do Estado, fato ocorrido no último sábado durante a inauguração do AME.
Segundo Dr. Ulysses a conquista do prefeito Ricardo Pinheiro, com menos de seis meses de administração é muito significativa para o Município e coerente ao propósito de desenvolvimento, além de ser uma grande vitória para Assis e região. “A Fatec é uma conquista que só beneficiará Assis, são novos cursos, com estrutura e corpo docente adequados e de qualidade. O anúncio do Governador foi sem dúvida uma vitória para a cidade. É um ganho para a Fatec, para a Fema, para a Unesp; um ganho para o ensino superior público do Estado de São Paulo”, afirmou Ulysses.
Audiência realizada com a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá no início deste ano
Assessoria de Imprensa FEMA