Drª Eliane Galvão representou a Fema no III Simpósio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás
A professora Drª Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira representou, recentemente, a Fundação Educacional do Município de Assis – Fema em eventos realizados no campus de Catalão da Universidade Federal de Goiás.
O III Simpósio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística da UFG ocorreram entre os dias 11 e 14 de junho e tiveram como tema ‘Linguagem, Cultura, Identidade e Ensino’.
Durante o evento, pesquisadores participaram de diversos Grupos de Trabalhos GTS, Mesas Redondas e Conferências, com discussões na área de Letras: literatura e linguística, bem como de trabalhos relacionados ao ensino das duas subáreas.
Entre a programação do II Simpósio Internacional, o GT 15 ‘Literatura Infantil e Juvenil: A Formação do Leitor em Questão’ foi coordenado pela Drª Eliane Galvão (FEMA/Assis; UNESP/Assis) e pela Profa. Dra. Silvana Augusta Barbosa Carrijo (CAC/UFG; UNESP/Assis). Segundo Drª Eliane o GT atingiu seus objetivos e o resultado foi excelente, registrando 21 inscritos. A Drª Eliane explicou que, durante três dias, os participantes, entre eles pesquisadores do estado de São Paulo, do nordeste, Rio Grande do Sul e da Federal de Catalão apresentaram pesquisas que representaram diferentes universidades do Brasil.
Sobre o tema proposto pelo GT coordenado pela Professora da Fema, Drª Eliane explica que a questão da leitura continua a ser um dos maiores entraves à sociedade brasileira, tanto em relação ao desempenho escolar, quanto no que diz respeito ao mercado de trabalho. “Neste contexto, o GT abordou o que se tem concebido como “literatura infantil e juvenil” e o que se tem trabalho na formação do jovem leitor”.
A Profª Eliane também apresentou, em parceria com o Prof. Dr. Fernando Teixeira Luiz, da FAPEPE de Presidente Prudente, uma comunicação intitulada ‘Apontamentos acerca da ilustração no livro infantil: origem, consolidação e realizações em obras literárias’. Ambos trataram da questão da esteticidade nas ilustrações das obras literárias direcionadas às crianças, questionando se as mesmas podem compor sua memória afetiva ou apenas automatizam o olhar, ofertando estereótipos. Segundo Eliane, “No artigo procuramos elencar livros em que a relação entre imagem e texto é de interação, sobretudo, com função de colaboração, na qual o sentido não emerge só das imagens ou do texto. A comunicação ainda promoveu um panorama histórico de obras publicadas a partir do século XIX que possuem valor estético tanto no plano verbal, quanto no da imagem, e favorecem a ruptura com os conceitos prévios do leitor, ampliando seus horizontes de expectativas”.
Também no mês de junho a Profª Eliane Galvão participou da XXV Semana de História da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, campus de Jacarezinho, onde ministrou a palestra ‘Literatura, mídia e mercado: o entrecruzamento social’.
A vida acadêmica dos professores pesquisadores da Fema enriquece o ensino oferecido aos alunos, que tem a oportunidade de receberem sempre conhecimentos fundamentados em pesquisas atuais e diversificadas, produzidas por pesquisadores de Universidades de todo o país. A participação dos docentes da Fema em eventos como este são incentivados pela Direção da Fundação, que busca além da difusão do conhecimento e interação com outros espaços acadêmicos, a divulgação da Fundação, enquanto instituição de ensino superior, e das pesquisas e trabalhos científicos desenvolvidos na mesma, por seus docentes e alunos.
Profª Drª Eliane Galvão coordenou Simpósio em Goiás.