Luiz Antônio Cipolini tomou posse em celebração neste domingo (4).
O novo bispo de Marília (SP) tomou posse em uma celebração religiosa neste domingo (4). O evento foi realizado na manhã de hoje no Ginásio Municipal Pedro Sola com a presença de cerca de 7 mil pessoas. O novo bispo, Luiz Antônio Cipolini, foi nomeado pelo Papa Francisco em maio deste ano. Foi a primeira nomeação feita pelo novo Papa, que foi escolhido em março.
Cipolini substitui o bispo Dom Osvaldo Giuntini, que renunciou ao cargo eclesiástico por atingir a idade de 75 anos. Luiz Antônio Cipolini, que era padre da Diocese de São João da Boa Vista, é quarto bispo nomeado na Diocese de Marília.
Natural de Caconde (SP), Cipolini foi ordenado sacerdote em 1986 e antes de ser nomeado bispo foi vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Mogi Guaçu (1986-1987) e pároco da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida também na cidade (1988-1992); pároco da Paróquia de Santana, na cidade de Vargem Grande do Sul (1994-2002); reitor do seminário diocesano de teologia (2002-2005) e professor de ética no Centro Universitário de Administração, em São João da Boa Vista. Desde 2006 ele era professor e diretor do Instituto de Filosofia e pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em São João da Boa Vista.
Na época em que foi nomeado, Cipolini afirmou em entrevista ao G1 que assumiu o bispado da cidade seria um grande desafio.
“Sei que existe um trabalho muito grande de evangelização na cidade e meu objetivo é somar, ajudar nesta empreitada que já existe na cidade”, ressaltou. O novo Bispo será responsável pelo trabalho da Igreja Católica em 45 cidades da região que pertencem à Diocese de Marília.