Este é o segundo maior contingente de presos beneficiados de uma só vez pelo artigo 122 da Lei de Execução Penal na região desde 2009; volta será na próxima quinta-feira
Em Marília, 565 presos foram beneficiados (Foto: Diário de Marília)
A partir das 6h de hoje (9), a Justiça coloca nas ruas 831 detentos recolhidos nas unidades prisionais de Marília e região. Beneficiados pela saída temporária de Dia dos Pais, a segunda saidinha do ano, a liberdade vigiada vai durar uma semana, com a volta prevista para as 16h da próxima quinta-feira, dia 15.
Este é o segundo maior contingente de presos beneficiados de uma só vez pelo artigo 122 da Lei de Execução Penal na região desde 2009, perdendo apenas para a saidinha anterior, de Dia das Mães, quando saíram 832. Já a libertação assistida entre o Natal e Ano Novo de 2012, outrora recordista do período com pouco mais de 700 presos soltos, agora caiu para o terceiro lugar.
De acordo com os números oficiais, divulgados ontem pela manhã pela VEC de Marília (Vara de Execuções Criminais), apenas na cidade sairão 565 presos, sendo que 393 cumprem pena no regime semiaberto da penitenciária e outros 172 são reeducandos do CR (Centro de Ressocialização).
De Álvaro de Carvalho, 94 detentos deixarão suas celas e de Getulina, outros 59. Esses dois presídios abrigam apenas detentos do regime fechado, no entanto os beneficiados foram autorizados a sair porque já tiveram a progressão ao semiaberto determinada pela Justiça, porém ainda aguardam vagas em unidades da região. Por outro lado, eles novamente serão os únicos monitorados através de tornozeleiras.