Uma Comissão formada por professores de diversas áreas da Fema irão selecionar os alunos e desenvolver as ações previstas na Operação Portal do Amazonas.
A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema foi selecionada para participar do Projeto Rondon na Operação “Portal Amazônia”, que ocorrerá nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, nos Estados do Maranhão e Tocantins.
A Operação “Portal da Amazônia” será desenvolvida em 17 municípios do Maranhão e Tocantins, entre os dias 25 de janeiro e 10 de fevereiro de 2014, tendo como Centro Regional a cidade de Imperatriz/MA. Segundo a vice-diretora da Fema, Profª Drª Elizete Mello da Silva universidades brasileiras foram selecionadas pelo Projeto Rondon para participar de operações que tem como objetivo levar a municípios distantes, carentes de infraestrutura e que necessitam de apoio em áreas diversas, ações de educação, saúde, tecnologia; afim de colaborar na promoção destes tipos de serviços as populações desses locais.
Entre os objetivos do Projeto Rondon estão contribuir para a formação do universitário como cidadão, integrando o mesmo ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País. Consolidando no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas. Na Operação “Portal Amazônia” os rondonistas da Fema terão como missão contribuir em ações de Comunicação, Meio Ambiente, Trabalho e Tecnologia e Produção.
Uma Comissão formada por docentes de diversas áreas da Fema está acompanhando todas as ações que envolvem a participação do grupo da Fundação no Projeto Rondon e outras demandas. Compõem esta Comissão: Profª Drª Elizete Melo da Silva – vice diretora; Prof. Dr. Osmar Machado (Informática); Profª Ms. Maria Angélica Lacerda Marin Dassi (Direito); Prof. Jairo da Silva (Administração); Profª Rosangela Gonçalves da Silva e Maria José Caetano Ferreira Damasceno (Enfermagem).
Compõem a Comissão Profª Drª Elizete– vice diretora; Prof. Dr. Osmar (Informática); Profª Ms. Maria Angélica (Direito); Prof. Jairo (Administração); Profª Rosangela e Maria José (Enfermagem).
Segundo o Prof. Dr. Osmar a Comissão tem o objetivo de fortalecer as ações associadas com o Projeto Rondon. Ele ainda explica que a seleção da Fema na Operação ‘Portal do Amazonas’ foi resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há algum tempo na Fundação por esta Comissão. “Nós desenvolvemos em 2011 um Projeto chamado ‘Fema Rondon’ com o objetivo de desenvolver ações semelhantes ao Projeto Rondon nas cidades da nossa região. Neste momento a Comissão busca fortalecer os trabalhos do Fema Rondon e planejar as ações para a Operação ‘Portal do Amazonas’. O primeiro resultado desta Comissão foi à seleção da Fema pelo Ministério da Defesa no Projeto Rondon.”.
Segundo o Professor a Operação ocorrerá no final de janeiro e início de fevereiro de 2014 e dez representantes da Fema, entre eles dois professores e oito alunos de diversas áreas, deverão permanecer por 15 dias junto de representantes de mais 80 instituições do país, que serão divididos em duas Operações nos Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. “Até dezembro esta Comissão tem a função de preparar os alunos. Primeiro selecionar aqueles que farão parte da Operação; o que deve se estender até meados de setembro, quando teremos que informar ao Ministério da Defesa os alunos que participarão e os professores que irão acompanhar o grupo. Posteriormente a Comissão deverá desenvolver as oficinas, palestras e minicursos que os alunos da Fema promoverão na Operação em 2014”.
O Professor ainda explica que dentre os preparativos está a ‘viagem precursora’ que será realizada, possivelmente no mês de outubro, pelo professor Jairo no município de São Pedro da Agua Branca no sul do Maranhão. “Esta viagem tem por objetivo conhecer a realidade da cidade que será atendida, apresentar as propostas previstas no Projeto da Fema, alinhá-las com as necessidades do município e se necessário trazer novas demandas”.
Esta foi à segunda vez que a Fema foi selecionada para participar do Projeto Rondon. Em 2010, alunos da Fema estiveram nas cidades de Paraúna (Goiás) e em Miracema do Tocantins (Tocantins). O Projeto Rondon é uma ação de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Realizado em parceria com diversos Ministérios, tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. E conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.
Assessoria de Imprensa da FEMA