Gipa realiza capacitação na Fema


Receptiva e comprometida com o desenvolvimento do município de Assis, a Fundação Educacional do Município de Assis – Fema tem aberto seu espaço acadêmico para a realização de diversos eventos que buscam oferecer uma melhor qualidade de serviços e de vida a comunidade da qual faz parte.

Na última semana a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo Integrado de Prevenção e Atenção a DST, HIV/Aids e Tuberculose – Gipa realizou na Fema uma capacitação sobre teste rápido de HIV e teste de triagem para sífilis.

O treinamento ocorreu nos dias 07 e 08 de agosto e segundo Maria do Carmo Paes Ferreira Coelho, coordenadora do Gipa teve como objetivo capacitar toda a Atenção Básica de Saúde para a realização de testes rápidos de HIV e triagem de sífilis, “Enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família foram capacitados para realizar o teste rápido de HIV e triagem para sífilis. Foram dois dias intensos de capacitação com conteúdos teóricos e práticos para que eles possam de forma rápida ter um diagnóstico de HIV e triagem para sífilis na população, em especial nós estamos abordando as gestantes, por conta do Projeto Cegonha”. Ainda segundo Maria do Carmo participaram do evento enfermeiros da Atenção Básica de Saúde e psicólogos de Assis e também de municípios da região: Paraguaçu Paulista, Maracaí, Ourinhos e Cândido Mota.

A apresentação prática da capacitação foi realizada no Laboratório e Clínica de Enfermagem da Fema, espaço que ofereceu aos coordenadores e participantes do evento condições adequadas aos objetivos do evento.

O Gipa presta diferentes tipos de serviços com o objetivo de prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis, Aids, hepatite B e C e tuberculose. Também faz orientações, aconselhamentos pré e pós-teste, exames, entrega de preservativos, além de realizar ações preventivas em unidades de saúde e com populações mais vulneráveis. 

A Fema tem sido uma grande parceira do município na área da saúde apoiando e participando de eventos, campanhas e abrindo seu espaço acadêmico para a realização dos mesmos. Recentemente, a Fema também recebeu uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde voltada para médicos e enfermeiros sobre Tuberculose e desde o dia 22, devido a obras de ampliação do prédio a Unidade de Saúde da Família da Vila Progresso está atendendo no Laboratório e Clínica de Enfermagem da Fema.



i7 Notícias