Feira das Nações da Fema é mais uma vez sucesso de público


A 3ª Feira das Nações ocorreu nos dias 3 e 4 e proporcionou culinária típica e apresentações culturais para a comunidade.
 

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema realizou, por meio da Coordenadoria de Ciências Gerenciais, a 3ª Feira das Nações ocorrida nos dias 03 e 04 deste mês no Salão de Festas da Associação Comercial e Industrial de Assis – Acia.

Segundo o coordenador do curso de Administração da Fema, Prof. Ms. João Carlos da Silva a Feira faz parte de uma atividade da disciplina de Marketing Internacional, que é ministrada pelo Prof. Paulo Sérgio da Silva, e tem como objetivo oferecer cultura e entretenimento a toda comunidade assisense, proporcionando aos alunos uma experiência de trabalho em equipe e demonstrando que para trabalharem com marketing internacional e exportação, os mesmos devem conhecer a cultura do país de interesse e seus diferenciais de mercado.

Quem visitou a Feira das Nações pode apreciar produtos típicos da cozinha italiana, alemã, portuguesa, japonesa, mexicana, brasileira e árabe. O público também se divertiu com as apresentações culturais dos países exibidas durante os dias de evento. Se apresentaram durante a Feira o grupo Folclórico de Dança Alemã do município de Maracaí, o grupo Folclórico de Dança Japonesa do município de Bastos, o cantor Ivano Italianíssimo, entre outros, que encantaram o público. 

A Feira envolveu cerca de 70 alunos do 3º ano de Administração da Fema e também alunos do 3º ano de Publicidade e Propaganda, os quais colaboraram na execução de ações e ferramentas de marketing para divulgação e identidade visual das barracas.

O evento contou com diversos parceiros, entre eles Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Centro de Integração Empresa-Escola – Ciee e Conselho Regional de Administração – CRA. E apoio cultural das empresas TOTVS – Soluções em Gestão Agroindustrial, Conti Cola, Suprema, Atração Fiat, Z5 Comunicação, 3 Tons Semijóias e Acessórios, Nação Verde, LDDS Multiverso, Mona-Vie – Industria de Bem Estar e Associação Comercial e Industrial de Assis a qual, na pessoa do presidente João Antonio Binato, o Coordenador agradece imensamente o apoio ao eventos e abertura do espaço da Associação para a realização do mesmo. “Na oportunidade, queremos agradecer o apoio da diretoria da ACIA, que acreditaram na realização do projeto  e onde foi realizado os eventos e a todos os demais parceiros e patrocinadores que contribuiram para o sucesso dos eventos”.

Sobre o resultado do evento o coordenador João Carlos enfatiza “Temos a convicção de que ambos eventos atingiram os objetivos propostos, superando as expectativas e ainda, revelando uma série de novos talentos para o mercado. Acreditamos que a academia e o mercado estão em constante dialogo para promover e aperfeiçoar a própria área. Por isso, a coordenadoria da área de ciências gerenciais, precisa estar atenta para os desafios que o mercado está impondo ao cotidiano das empresas. Muitas vezes precisamos sair do estilo tradicional e mudar a forma de ensinar nossos futuros administradores. Temos que ensiná-los para o mercado dos dias de hoje. Neste sentido, acho que precisamos investir ainda mais em atividades fora das salas de aula e nos laboratórios que trazem toda experiência e vivência na prática. É preciso intensificar as visitas técnicas indo para dentro das empresas como também trazer empresários para palestras com alunos, que possam agregar conhecimento, habilidade e atitude a esse futuro administrador.  Assim, ética e responsabilidade social serão fatores essenciais neste mercado. Essa é a chave para o futuro da nossa profissão”.

No aspecto academico da Feira, foram escolhidos como os melhores grupos os repressentantes dos países: 1º lugar “Japão”; 2º “Emirados Árabes” e 3º “Itália”.

A banca examinadora dos trabalhos e apresentações foi formada pelos profissionais: Alexandre Vêncio, empresário e vereador de Assis, Armando Tozzoni Junior, ex-aluno de jornalismo da Fema, diretor de Comunicação da Madre, agência de comunicação on-line e produção audiovisual; Nivaldo Leite, diretor da Vitrau Comunicação, Conceição Rubira, também ex-aluna de Jornalismo da Fema e diretora da loja Nação Verde; e Mara Ausech, ex-aluna de Jornalismo da Fema e proprietária da empresa Ello Assessoria & Comunicação.

Para o professor Esp. Paulo Sérgio da Silva que ministra a disciplina de Marketing Internacional, o evento, que envolve uma atividade acadêmica e ao mesmo tempo promove momentos de entretenimento à comunidade, oportuniza um grande aprendizado aos alunos, “O evento agrega muito a formação dos nossos alunos, pois eles colocam em prática todo ensino durante o ano na disciplina de Marketing Internacional conhecendo e pesquisando sobre outros países, as culturas típicas e em seguida eles colocam em prática todo este conhecimento junto da comunidade de Assis e região. O evento foi muito produtivo, os alunos desempenharam muito bem, colocando mais detalhes dos países para impressionar os jurados e a comunidade, promovendo um investimento muito alto, não só profissional e pessoal deles, mas também de investimento financeiro agregando ainda mais valor as suas apresentações e gerando ainda mais retorno para eles”.

O Professor ainda explicou que o planejamento do evento começa no início do ano, quando no primeiro semestre os grupos tem estudar e pesquisar os países que são trabalhados na Feira, com um estudo da parte macro ambiental dos países, que envolve o ambiente econômico, político e tecnológico, natural e sócio cultural. Os dados mais atraentes destes países que são explorados dentro da Feira. Um grande trabalho de pesquisa de mercado sobre estes países direcionado ao Marketing Internacional. Segundo ele o evento também oferece uma grande oportunidade aos alunos que tem que preparar um evento, montar um plano de negócio, procurar patrocínios para amenizar a receita curta e ainda podem errar, pois no âmbito acadêmico ainda é permitido errar. Assim os alunos do curso de Administração da Fema saem da graduação com experiências práticas, em situações adversas reais, de como montar e gerenciar um negócio.

Para saber mais sobre o curso de Administração da Fema acesse www.fema.edu.br.



i7 Notícias
-->