Um morador da Rua Expedicionários, centro de Paraguaçu Paulista, está reclamando com a infestação de escorpiões em sua casa. Segundo ele, vários vizinhos também estão com o mesmo problema, que iniciou em março e se agravou no mês de novembro.
Guilherme Juliano já encontrou quatro escorpiões adultos dentro de casa, fora os vários filhotes. “Uma vez encontrei embaixo de um móvel de madeira um escorpião com vários filhotes”, disse o morador.
Ele teme que principalmente crianças e idosos (considerados grupos de risco) sejam picados. “Eu tenho um filho de dois anos em casa e tenho medo do escorpião picá-lo”, comentou Guilherme.
O morador acredita que os insetos estejam vindo de casas de madeiras que existem naquela rua.
A coordenadora da Vigilância Sanitária de Paraguaçu Paulista, Iraciana Messias de Paiva, explicou à nossa reportagem que a proliferação do escorpião, como a maioria dos outros insetos e vetores, está associada à questão de higienização do local. “Eles ficam principalmente em entulhos, materiais de construção, restos de podas de árvores e também podem chegar às casas pela rede de esgoto”, explicou Iraciana.
Segundo ela, agentes já passaram em algumas residências para dar orientação aos moradores do que deve ser feito para impedir a proliferação desse inseto.
“Recomendamos vedar buracos que há nas paredes e fazer a limpeza dos terrenos”, concluiu a coordenadora.
Morador mostra um dos escorpiões capturado em sua casa