José Lopes e Manuel Queiroz são homenageados em sessão solene
A Câmara de Vereadores, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira, 1º de outubro, outorgou os títulos de Cidadão Paraguaçuense aos senhores José Lopes e Manuel Amilcar dos Santos Queiróz. A iniciativa de homenagear estes cidadãos partiu, respectivamente, dos vereadores Mauro Branco e Nilson Carlos Itelvino.
Durante a sessão, José Lopes e Manuel Queiroz receberam uma homenagem da ONG Salvar, da qual são membros extremamente ativos, que por meio presidente Humberto Brisolla lhes entregou uma placa enaltecendo os seus feitos em prol do meio ambiente.
No decorrer da solenidade, houve discursos emocionados dos novos cidadãos de Paraguaçu Paulista, que agradeceram infinitamente a iniciativa do Poder Legislativo em homenageá-los, assim como os vereadores proponentes Mauro e Nilson, que fizeram questão de destacar um pouco da história de cada um deles.
As apresentações musicais também fizeram parte da solenidade da Câmara. O músico Evandro Gonçalvez executou a melodia “Bachianinha nº 1”, durante o momento em que José Lopes, apreciador de música clássica, recebia o título de Cidadão Paraguaçuense. Para homenagear Manuel Queiroz, a cantora Edna Carvalho, acompanhada pelo músico Cidão, entoou um fado, canção muito popular em Portugal, terra de Manuel. Ao fim da sessão, Inglids Gretter e Reinaldo Cristiano cantaram “Deus é Capaz”, uma das canções preferidas de Manuel Queiroz.
Saiba mais sobre os mais novos Cidadãos Paraguaçuenses José Lopes e Manuel Amilcar dos Santos Queiroz.
José Lopes
Nascido na capital do estado em 1943, José Lopes chegou em Paraguaçu Paulista com sua esposa Vanda e seus filhos no ano de 1995. Já conhecia a cidade, uma vez que sua esposa é filha da terra e, desde 1982, quando aqui esteve pela primeira vez, voltou muitas vezes a passeio.
Desde que fixou residência na cidade, José Lopes e sua esposa se envolveram nas atividades de trabalho voluntário, através dos conselhos em formação na cidade. Defensor incansável do meio ambiente, sempre teve como meta trabalhar em benefício da natureza da nossa cidade.
Em novembro de 1998, juntamente com outros moradores da Barra Funda, fundou a Associação dos Moradores da Barra Funda, e levou a essa associação seu anseio de que algo deveria ser feito pelo meio ambiente.
Quando comentou com seus companheiros da associação a tristeza por ter acompanhado a degradação do rio Ipiranga, e seu desejo de salvar o Rio Alegre, tal ideia foi de pronto acatada pelos companheiros da associação, surgindo daí o movimento “VAMOS SALVAR O RIO ALEGRE” com o projeto “SALVAR – A SALVAÇÃO DE UM RIO”. Deste momento até os dias hoje, não mais parou. Caminhadas, elaboração de cartilhas, palestras em escolas e empresas e, principalmente, plantio de árvores, são atividades que passaram a fazer parte do dia-a-dia de José Lopes.
Manuel Amilcar dos Santos Queiroz
Manuel Amilcar dos Santos Queiroz nasceu na Aldeia Granjão, em Portugal. Chegou ao Brasil em 1962, estabelecendo residência na cidade de São Paulo, onde sua família está até hoje. Adotou o Brasil como Pátria e sempre se orgulhou de aqui construir sua família e desenvolver suas atividades profissionais.
É casado há 34 anos com Maria Ângela Cenci Queiroz, cuja família é composta pelos filhos Patrícia, Daniel e Fernanda, pelo genro Vinicio e pelos netos Gabriel e João Victor. O primeiro contato de Manuel com Paraguaçu Paulista ocorreu em 1988, quando adquiriu uma propriedade, ocasião na qual passou a frequentar a cidade, se encantando com a mesma.
Trabalhando em São Paulo com equipe de vendas, oferecia àquelas que cobriam suas cotas uma viagem à Paraguaçu para comemorar e frequentar as Thermas. O prêmio era um sucesso e as equipes se esforçavam para ganhar a viagem. Dessa forma, foi nascendo o vínculo e o sonho de morar no interior, o qual foi concretizado no ano de 1994, quando mudou-se definitivamente com sua família para a nossa cidade.
Desde que saiu de Portugal, o Senhor Manuel sempre teve seu olhar voltado para a coletividade. Durante seus estudos na Faculdade de Ciências Sociais e de Administração envolveu-se com movimentos estudantis. Em nosso município, foi por oito anos Diretor do Sindicato Patronal Rural, coordenando o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, trazendo à Paraguaçu e região vários cursos técnicos de formação rural, com materiais e alimentação totalmente gratuitos, voltados ao desenvolvimento do pequeno produtor.
Desde 1995 faz parte do Conselho da Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema (CBHMP), tornando-se ao longo dos anos a voz forte que representa a sociedade civil organizada em um conselho tripartite, junto a prefeitos e empresas estaduais em prol do meio ambiente.
É membro da ONG Salvar, atualmente ocupando o cargo de vice-presidente e participa ainda da OVIVALE – Associação de Criadores de Ovinos, que em breve deverá ser um polo de desenvolvimento econômico para o município e região.
Participa voluntariamente de atividades como o Encontro de Casais em Cristo (ECC), desde a primeira versão, Cursos de Noivo, festas da Paróquia Nossa Senhora da Paz, dando particular atenção às de Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida.