FEMA aguarda novos cursos para 2014 e faz planos para Engenharia e Medicina


A evolução dos cursos da Fema, o crescimento da instituição e o reconhecimento da comunidade regional comprovam que, a Fundação é hoje uma parte importante da história de Assis e da Região do Vale do Paranapanema, responsável que é pela formação profissional de seus jovens e pela transformação e ampliação do mercado regional.

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema, importante centro educacional e pólo regional de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, encerra o ano letivo de 2013 comemorando, juntamente com a comunidade do Vale do Paranapanema, a expansão da instituição e a ampliação dos serviços educacionais oferecidos.

Atualmente, a presidência do Conselho Curador é exercida pelo Prof. Dr. Ulysses Telles Guariba Netto e a Direção da Fema/Imesa pelo Prof. Ms. Eduardo Augusto Vella Gonçalves. Após 28 anos de existência e dedicação a um ensino diferenciado, moderno e competente, a Fundação novamente investe na ampliação de novos cursos e na expansão da sua estrutura física.

Neste ano, foram encaminhados ao Conselho Estadual de Educação - CEE, órgão que regulamenta a estrutura de ensino da Fundação, cinco novos cursos, dos quais três deles já foram autorizados e devem iniciar a primeira turma em 2014. A Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, criada em 1985, conta atualmente com doze cursos de graduação e quatro de pós-graduação. Oferece os cursos de graduação em Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Jornalismo, Fotografia, Matemática, Publicidade e Propaganda, Química Industrial e Gestão Pública. Na Pós-graduação, desenvolve cursos nas áreas de Administração Financeira, Contábil e Controladoria, Desenvolvimento Gerencial Recursos Humanos, Química Ambiental e MBA Executivo em Gestão Empresarial.
Segundo o diretor da Fema, Prof. Ms. Eduardo Vella, o ano de 2013 foi marcado como um momento de expansão da Fundação, “Nós ampliamos nossos cursos, com Ciências Contábeis e Fotografia e ao findar deste ano com Gestão Pública, sendo importante destacar, que este processo de crescimento não está parado. Comemoramos hoje, os três novos cursos e mais o envio ao Conselho Estadual de Educação de outros novos cursos”.

Segundo o Diretor, além da ampliação dos seus cursos, a Fema investiu muito na expansão da sua estrutura física, de maneira a oferecer um campus amplo e moderno aos seus mais de dois mil alunos. “Em 2013, foram realizados grandes investimentos. Modernização dos prédios que acolhem a Rádio e TV Fema, a Biblioteca e o Laboratório de Fotografia. Aquisição de novas obras para o acervo bibliográfico. Iniciamos obras de construção de quatro novas salas de aula no Bloco 9. E para 2014 e 2015, estão previstas a construção de novos Blocos, para salas de aulas, laboratórios e ampliação dos setores administrativos”. Vella ainda destacou que a Fundação também investiu neste ano na modernização das salas de aulas com equipamentos de Datashow. Aumentou a capacidade do sistema de acesso à internet, multiplicando por três a velocidade de seu sistema. Implantou todos os equipamentos de segurança e combate à incêndio exigidos e necessários e ampliou a acessibilidade a todas dependências da Fundação. E modernizou seu projeto elétrico, que permitiu a instalação de novos e eficientes aparelhos de ar-condicionado.

Para ele, estes investimentos complementam o trabalho realizado pelo corpo docente da Fundação, que é formado por professores mestres e doutores, que mantém uma vida acadêmica ativa, proporcionando aos alunos da Instituição um aprendizado atualizado, empreendedor e integrado às demandas do mercado de trabalho. Ainda segundo ele, a Fema oferece aos seus alunos, excelentes Laboratórios de práticas profissionais, e importantes programas de estágio, de bolsas de estudo, de intercâmbio e projetos de iniciação científica.

O resultado desta seriedade e compromisso com a qualidade do ensino não poderia ser outro, senão os altos índices de aproveitamento pelo mercado de trabalho dos alunos formados pela Fema, a constante renovação dos cursos da Fema pelo Conselho Estadual de Educação, a autorização de novos cursos e também o aumento no número de vagas dos cursos já existente, como é o caso do curso de Direito, que em 2014, passa a oferecer 200 vagas.

Ainda para o Diretor, a Fema comemora uma organização administrativa e um sucesso financeiro da Fema, que são resultado do trabalho de uma equipe técnica de colaboradores competentes e dedicados. Afirmando que, a seriedade da gestão pública permite a Fundação encerrar este ano, que foi marcado por tantos investimentos, com recursos financeiros em caixa o que oferecem à Instituição potencial para novos investimentos nos próximos anos.

Para o presidente do Conselho Curador da Fema, Dr. Ulysses Guariba, 2013 foi um ano muito positivo, “Financeiramente nós terminamos muito melhor do que começamos, ainda temos ainda uma reserva estratégica, concluímos diversas obras e investimentos necessários, e já estamos preparados para enfrentar novos desafios em 2014”.

Segundo o Presidente os cursos encaminhados ao Conselho Estadual de Educação - CEE começaram a dar resultado. Além dos dois cursos novos, que foram oferecidos no Vestibular da Fema em novembro, às vésperas do fim deste ano, o Conselho ainda autorizou mais um terceiro curso, o de Gestão Pública, que deverá ser oferecido no Vestibular de Verão da Fundação em janeiro de 2014. O professor Dr. Ulysses destacou, que além destes, ainda existem outros cursos aguardando autorização no CEE. “Temos mais dois cursos, de Tecnologia de Alimento e o de Gestão de Agronegócios, que ainda estão em análise no Conselho”.

Novos cursos 2014 e 2015 - O Professor ainda falou das novas propostas da Fema para os dois próximos anos. “Temos a proposta de incluir o curso de Fisioterapia, que trabalhará integrado à área de Enfermagem, desenvolvendo ainda mais o setor de saúde na Fundação. Queremos também encaminhar ao CEE solicitações para os cursos de Farmácia e Mecânica. Em 2014 ainda vamos encaminhar pedidos ao Conselho para todos estes cursos e também para o curso de Educação, um curso muito importante e que dará aos nossos alunos condições para lecionar aulas no ensino secundário. Com isto passaríamos a contar com 15 cursos na Fema”.

O Presidente da Fema, ainda afirmou que o projeto de expansão da Fundação não para por ai e complementou dizendo que, “Além dos 12 cursos já existentes hoje, mais os três em 2014, nós ainda temos dois projetos maiores, mais desafiadores, que iremos enfrentar. Estamos preparando o trabalho para o curso de medicina, e neste sentido já fizemos contato com o Conselho Universitário no início do ano, já conversamos com a presidente do CEE, Guimar Namo de Melo, que demonstrou apoio a nossa proposta. Também falamos com a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e também tivemos o apoio do deputado Mauro Bragato, que foi incisivo ao afirmar que, pleiteando Fisioterapia, Farmácia, nós deveríamos, sem dúvida, investir no curso de Medicina. Assim, temos também realizado ainda outros importantes contatos, com médicos, professores da área e até ex-reitores de grandes universidades, para elaborar um Projeto consistente e de qualidade”.

Apesar de confessar que tem muita esperança na criação do curso de Medicina, o Presidente do Conselho da Fema afirmou, que este não é o único objetivo da Fundação. “Também queremos fazer um segundo esforço para o curso de Engenharia. Já temos uma equipe selecionada para preparar todo o processo pedagógico do curso e vamos começar pela Engenharia Civil. Assim esperamos que em 2015, a Fema esteja com mais de 3.000 alunos, sendo transformada num Centro Universitário, o que permitirá a Fundação uma nova estrutura administrativa, gerencial e uma autonomia para se organizar como uma instituição de ensino e pesquisa. Este é o nosso plano para os próximos dois anos na Fema, um plano muito desafiador, para o qual esperamos contar com a colaboração do Prefeito Ricardo Pinheiro, que já tem nos dado todo apoio, também da Câmara Municipal, a qual já tivemos a satisfação de receber o novo presidente Paulo Mattioli, que também demonstrou interesse em nos ajudar, e de toda a comunidade, já que vamos precisar mobilizar todos os setores envolvidos, principalmente nos dois grandes projetos, que são os cursos de Medicina e Engenharia Civil”.

Em virtude das festas de fim de ano, a Fema está de recesso, as atividades da Fundação serão retomadas no dia 06 de janeiro de 2014. Para mais informações sobre a Fundação e seus cursos acesse www.fema.edu.br. (Assessoria de Imprensa)



i7 Notícias