Encontro analisou projetos de extensão universitária patrocinados para beneficiar cidades da Bacia do Paranapanema
Os resultados de três projetos de extensão universitária desenvolvidos na região da Bacia do Paranapanema – selecionados e patrocinados pelo prêmio Duke Energy Energia da Inovação – foram expostos em evento que marcou o encerramento das atividades. Realizado em Rosana (SP), no dia 29 de abril, o encontro reuniu professores, coordenadores e estudantes das equipes dos projetos, além de representantes das diretorias das instituições de Ensino Superior participantes, do Programa UniSol, da Duke Energy, da Prefeitura de Rosana e de comunidades assistidas pelas ações.
Os projetos apoiados foram: Gestão Estratégica dos Resíduos Sólidos pelos Catadores de Lixo, desenvolvido no município de Andirá (PR), por estudantes da Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi); Gestão em Eventos e Hospitalidade, aplicado em Pirapozinho (SP), pelos alunos da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (Fatec); e Ações de Fomento ao Turismo Natural em Rosana (SP), um trabalho de acadêmicos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), polo de Rosana. A partir da exposição dos alvos alcançados, foram discutidas novas propostas de ações para dar continuidade e sustentabilidade aos projetos.
Prêmio
Lançado em 2012, o prêmio Duke Energy Energia da Inovação é realizado pela Duke Energy em parceria com a ONG Alfasol, responsável pelo programa Universidade Solidária (Unisol), e direcionado a professores e estudantes de graduação de instituições de ensino reconhecidas pelo MEC, localizadas nos Estados de São Paulo e Paraná, que atuem nas regiões do médio e baixo Paranapanema. O objetivo é reconhecer e apoiar projetos de extensão universitária que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida de comunidades próximas das hidrelétricas operadas pela Duke Energy.
A iniciativa mobiliza e apoia equipes universitárias na realização de ações para o desenvolvimento humano e social, proporcionando troca de experiências entre acadêmicos e comunidades atendidas. As equipes participantes são coordenadas por um professor e os projetos selecionados receberam R$ 50 mil, cada, para sua execução.
Programa UniSol
O Programa UniSol (Universidade Solidária) visa promover vivências e intercâmbio de conhecimento entre universitários e comunidades de todo o País, influindo diretamente no desenvolvimento local, no fortalecimento da pesquisa e extensão universitária e na formação cidadã dos estudantes (www.unisol.org.br).
Participantes dos projetos estiveram reunidos na última semana, em Rosana
Assessoria de Imprensa