Prêmio Duke Energy Energia da Inovação avalia resultados


Encontro analisou projetos de extensão universitária patrocinados para beneficiar cidades da Bacia do Paranapanema
 

Os resultados de três projetos de extensão universitária desenvolvidos na região da Bacia do Paranapanema – selecionados e patrocinados pelo prêmio Duke Energy Energia da Inovação – foram expostos em evento que marcou o encerramento das atividades. Realizado em Rosana (SP), no dia 29 de abril, o encontro reuniu professores, coordenadores e estudantes das equipes dos projetos, além de representantes das diretorias das instituições de Ensino Superior participantes, do Programa UniSol, da Duke Energy, da Prefeitura de Rosana e de comunidades assistidas pelas ações.

Os projetos apoiados foram: Gestão Estratégica dos Resíduos Sólidos pelos Catadores de Lixo, desenvolvido no município de Andirá (PR), por estudantes da Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi); Gestão em Eventos e Hospitalidade, aplicado em Pirapozinho (SP), pelos alunos da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (Fatec); e Ações de Fomento ao Turismo Natural em Rosana (SP), um trabalho de acadêmicos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), polo de Rosana. A partir da exposição dos alvos alcançados, foram discutidas novas propostas de ações para dar continuidade e sustentabilidade aos projetos.

Prêmio 

Lançado em 2012, o prêmio Duke Energy Energia da Inovação é realizado pela Duke Energy em parceria com a ONG Alfasol, responsável pelo programa Universidade Solidária (Unisol), e direcionado a professores e estudantes de graduação de instituições de ensino reconhecidas pelo MEC, localizadas nos Estados de São Paulo e Paraná, que atuem nas regiões do médio e baixo Paranapanema. O objetivo é reconhecer e apoiar projetos de extensão universitária que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida de comunidades próximas das hidrelétricas operadas pela Duke Energy. 

A iniciativa mobiliza e apoia equipes universitárias na realização de ações para o desenvolvimento humano e social, proporcionando troca de experiências entre acadêmicos e comunidades atendidas. As equipes participantes são coordenadas por um professor e os projetos selecionados receberam R$ 50 mil, cada, para sua execução.

Programa  UniSol

O Programa UniSol (Universidade Solidária) visa promover vivências e intercâmbio de conhecimento entre universitários e comunidades de todo o País, influindo diretamente no desenvolvimento local, no fortalecimento da pesquisa e extensão universitária e na formação cidadã dos estudantes (www.unisol.org.br).

 


Participantes dos projetos estiveram reunidos na última semana, em Rosana

 

 

 

Assessoria de Imprensa



i7 Notícias