Definida instalação de cursos de nível médio pelo Instituto Federal de Tecnologia na Fema


 

A partir do segundo semestre deste ano, serão ofertados em Assis, pelo menos dois cursos técnicos de nível médio, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Já está assinado o termo de convênio entre a prefeitura de Assis e o Instituto Federal, para a instalação de um núcleo avançado da instituição nas dependências da Fema, para a oferta de cursos gratuitos de nível médio, nas áreas de informática (voltado à manutenção - hardware e sistemas), além de gestão. Conforme explica o prefeito Ézio Spera, o convênio prevê que haja oferta de vagas para cursos já em meados de agosto, com possibilidade de futura expansão destas disponibilidades de aperfeiçoamento profissional por meio do núcleo. O vice-presidente do Conselho Curador da Fema, Joseval Reis, cita que serão dois cursos, com três turmas distintas, sendo duas no período noturno e uma à tarde.

Paralelamente a isso, continuam em andamento as discussões sobre a instalação de um campus do Instituto na região de Assis para a oferta de cursos de Ensino Superior. Nesta quinta-feira, será realizada a visita de uma comitiva formada pelo prefeito Ézio Spera e políticos do Civap, ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília.

Para Reis, a presença do Núcleo do Instituto Federal em Assis dá mais força política para que os cursos de nível superior também sejam trazidos para a região. Ézio Spera, por sua vez, destaca a disposição do ministro em receber os representantes da região para a exposição dos interesses pelo instituto, contudo, enfatiza que a instalação destes cursos superiores não está necessariamente atrelada à Fema.

Em março, a Fema foi apresentada oficialmente para o reitor do Instituto, Arnaldo Augusto Ciquielo Borges, que também é membro da Coordenadoria de Projetos Institucionais do Ministério da Educação e Cultura, e ao vice-reitor de extensão universitária, Garabed Kenchian. Na ocasião, os participantes pediam pela federalização da Fema e não simplismente pela vinda do Instituto para Assis ou à região. Reis explica que são reivindicações distintas, que vão sendo conduzidas paralelamente. Ele cita que houve uma certa confusão nas exposições realizadas na visita dos representantes do instituto em Assis, já que as reivindicações são concomitantes, mas destaca que a campanha pela federalização realizada na ocasião foi importante para que o representante do MEC percebesse a disposição política que há na região em torno disso



i7 Notícias
-->