Durante todo este dia 1º de dezembro será realizada em Paraguaçu Paulista uma grande mobilização em frente ao hospital onde está colocado o “laço vermelho”, buscando sensibilizar o público da cidade e seus visitantes, da importância da adoção de posturas e atitudes preventivas.
Segundo a Dra. Sônia Maria de Coppio Siqueira, médica infectologista do SAE/CTA de Paraguaçu Paulista e que coordena toda a ação, a campanha deste ano visa o público jovem em geral, tanto mulheres quanto homens, de 15 a 24 anos, pois o grande objetivo é dar mais visibilidade a questão de quem vive com AIDS, além de combater o estigma e a discriminação que recai sobre as pessoas que vivem com AIDS, e mostrar a proximidade da AIDS do universo dos jovens com a vida sexual ativa.
Dra. Sônia ainda ressaltou que durante o dia todo o SAE/CTA e a ONG Coapa estarão fazendo atividades para divulgar os serviços existentes na rede de saúde do município de Paraguaçu Paulista. Serão distribuídos panfletos e materiais informativos sobre a prevenção de HIV/AIDS, lembrando da importância da campanha “FIQUE SABENDO” que acontece na cidade com o exame totalmente grátis.
Em Paraguaçu existe o Serviço de Assistência Especializada - SAE, onde uma equipe especializada composta por médico infectologista, psicóloga e assistente social está apta a atender os portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e AIDS. O serviço é gratuito, inteiramente sigiloso e não há necessidade de agendar consulta prévia. O atendimento é realizado no Centro de Saúde (Postão), à rua Pedro de Toledo, nº 511 -Centro - Informações: 3361-6951 ou 3361-7463.
O objetivo é mostrar que, a partir do tratamento, as pessoas infectadas têm uma maior qualidade de vida e novas perspectivas, uma questão que envolve toda a sociedade. Daí a importância de combater a discriminação, o preconceito e o estigma que envolvem a doença, e reforçar a solidariedade, a tolerância e a compreensão com as pessoas infectadas.
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS. A imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a AIDS, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia. A AIDS é causada pela contaminação vírus Human Immunodeficiency Virus (HIV), que causa uma deficiência no sistema imunológico. Com isso a pessoa portadora fica susceptível a outras doenças.