Mutirão contra a dengue chega na reta final da primeira etapa em Paraguaçu Paulista


Prossegue em Paraguaçu Paulista, nesta semana, o mutirão contra a dengue, organizado pelo Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal, com o apoio do Setor de Fiscalização, Departamento de Trânsito, Guarda Civil Municipal, Departamento de Obras, Departamento de Meio Ambiente e Assessoria de Comunicação.

Na segunda-feira, 23 de fevereiro, com o atraso causado pelas fortes e constantes chuvas na cidade, a equipe do mutirão chegou a reta final que era vistoriar os imóveis até a Barra Funda, saída para o Grande Lago, Marília e Vila Priante.

Nessa terça-feira, o mutirão avançou para os distritos de Conceição de Monte Alegre e Roseta, que, apesar de já terem sido alvos de ações das escolas e das associações de moradores dos locais, receberam, nessa semana, a visita da equipe coordenada pela Saúde Municipal, com a retirada de mais de 10 mil quilos de materiais inservíveis. A limpeza segue ainda nesta semana para o distrito de Sapezal.

Em seguida também será feita uma operação de retorno aos bairros, por uma equipe especializada em pendências que fará a busca nos imóveis onde houve a necessidade de decisão judicial para a entrada dos agentes e também para os imóveis fechados. O sucesso da campanha foi avaliado como extremamente positivo, pois o que foi traçado foi cumprido, apenas com o atraso, também previsto, do cronograma, em função das chuvas.

A grande maioria da população entendeu a necessidade e compreendeu o objetivo desta primeira etapa da ação, uma das mais importantes para a interrupção do processo epidêmico instalado no município. Quase todos os moradores abriram seus imóveis e permitiram a ação dos agentes, sendo que muitos também promoveram limpezas em seus quintais e deixaram na rua, para ser coletado, apenas os possíveis materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito transmissor.

O sucesso foi grande, principalmente porque houve uma mobilização geral da comunidade e igrejas, escolas e entidades reuniram grupos e decidiram apoiar as ações desenvolvidas na cidade pela equipe da prefeitura. Paraguaçu Paulista conta hoje com 1.501 casos positivados dentro de 2.300 notificações registradas.

Depois dessa primeira etapa concluida, continua a segunda etapa que é a nebulização do veneno em toda a cidade, que vem sendo feita por uma equipe com dez atomizadores – máquinas costais – e já se encontra terminando o centro da cidade, devendo iniciar o Jardim Paulista, Vila Atayde e parte da Vila Nova. Outras etapas serão realizadas a partir de março, com o apoio do Exército, entidades e outros importantes apoio, conforme o plano de trabalho, traçado e aprovado pela Sucen para os casos de Paraguaçu Paulista.

 


Segue o mutirão contra a dengue em Paraguaçu Paulista. Após a primeira etapa de busca e eliminação dos criadouros, segue a segunda, com nebulização do veneno em toda cidade

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal

 



i7 Notícias
-->