Dengue: 40 casos confirmados e mais 20 suspeitos em Paraguaçu Paulista


Situação é alarmante: Paraguaçu conta com mais de 40 casos confirmados de dengue e mais 20 suspeitos

A situação da dengue em Paraguaçu Paulista é alarmante, tendo em vista que neste final de semana prolongado o Departamento Municipal de Saúde recebeu a confirmação de mais 22 casos da doença na cidade. No início da semana eram 38 casos confirmados, número que foi ultrapassado no meio desta semana com a confirmação de mais 10 casos. Até o final desta semana o departamento aguarda o resultado de pelo menos mais 20 casos suspeitos, o que deve aumentar ainda mais o perigo.

Todas as ações estão sendo empenhadas pelo Departamento de Saúde que já começa a envolver os demais departamentos municipais e entidades, na tentativa de conter o avanço da doença, já que várias regiões da cidade têm apresentado casos de doentes contaminados.

As regiões da cidade atingidas com confirmações são: Barra Funda, Vila Athaíde, Vila Gammon, Jardim Murilo Macedo, Jardim Três Américas e o distrito de Roseta, que, surpreendentemente, apresentou um grande número de casos confirmados.

“Todas as estratégias estão sendo executadas com o objetivo de minimizar o problema, mas a proporção de casos neste ano será grande. Temos casos que são confirmados, mas estão sob controle, pois a notificação veio rápida e a equipe já executou o bloqueio, com busca ativa e nebulização entre outras. Mas a preocupação é grande, pois temos casos onde as pessoas têm a dengue, mas demoram a avisar uma unidade de saúde e aí o mosquito acaba transmitindo para outras pessoas do convívio e isso complica, por isso pedimos a todos que, além de vigiar o quintal, assim que aparecerem os sintomas, a notificação deve ser imediata” – afirmou Josué Campos de Sena – coordenador da equipe de controle de vetores.

Uma série de outras medidas foi iniciada nesta semana, como a parceria com a Farmácia de Manipulação para o fornecimento em massa do repelente contra o mosquito; e também uma parceria com o Departamento de Educação, somando o trabalho feito pelas escolas, aos servidores já envolvidos no combate à dengue.

O vírus das contaminações confirmadas em 2010 na cidade de Paraguaçu Paulista, segundo informou o Departamento de Saúde, é o mais violento já encontrado no município, com as pessoas apresentando febre muito alta, vermelhidão intensa na pele e dores pelo corpo muito forte, entre outros sintomas, por isso o sucesso do combate depende muito da ação da população.

Nesta semana que passou a equipe do Departamento de Saúde percorreu várias empresas, escolas e locais de concentração de pessoas, especialmente nas áreas afetadas, para orientar as pessoas quanto aos cuidados para evitar e os procedimentos após a constatação, pelos sintomas, do aparecimento da doença.

“Estamos tomando todas as providências e vamos intensificar as ações, mas é fundamental que a população se envolva neste combate pela vida, pois a quantidade de casos pode aumentar ainda mais após este feriado prolongado, quando as pessoas se deslocaram para áreas de risco ou de lá para cá. Qualquer sinal deve ser comunicado imediatamente para a unidade de saúde mais próxima” – afirmou o diretor do Departamento de Saúde – Vivaldo Francischetti.

Todas as ações estão sendo desenvolvidas pelo Departamento de Saúde, mas a ação da população será decisiva para o controle da situação na cidade



i7 Notícias
-->