Uma criança de apenas três meses de idade, de nome Ricardo André Aparecido dos Santos, que morava com a mãe, cuja identidade não foi revelada, no Jardim Santa Clara, em Assis, foi encontrada morta na manhã desta sexta-feira, dia 25 de dezembro, feriado de Natal.
A Polícia Militar e o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - foram acionados por volta das 10h00 para atender a um pedido de socorro. Quando a viatura do SAMU chegou ao local, a equipe comandada pelo médico Paulo Souto constatou que a criança já estava morta.
Apesar de algumas suspeitas de um quadro de desnutrição e desidratação, o médico pediu para que a criança fosse levada para o Instituto Médico Legal para o Serviço de Verificação de Óbito. "Não podemos falar nada antes da expedição do laudo", disse um agente funerário, que transportou o corpo do bebê ao Instituto Médico Legal, onde será efetuado o exame necroscópico.
A provável causa, até que o laudo seja divulgado, é que a criança morreu por engasgamento ou sufocamento.
O boletim de ocorrência, registrado pelo delegado José Ricardo Baraldo como "encontro de cadáver", será remetido à Central de Polícia Judiciária, responsável pela instauração do inquérito policial visando apurar as causas da morte.
Segundo a funerária contratada para cuidar do velório e sepultamento, a criança foi levada para a câmara fria do Cemitério Municipal, onde deve permanecer até a próxima segunda-feira, quando a mãe deverá providenciar a entrega do documento do bebê, não localizado até o momento.
A movimentação de viaturas da Polícia Militar, Polícia Civil e SAMU no local foi grande no Jardim Santa Clara e vila Maria Isabel e atraiu dezenas de muitos curiosos.
O corpo da criança deve permanecer no Cemitério de Assis até a segunda-feira, aguardando o documento
Fonte: Jornal da Segunda