Irmãs que morreram afogadas foram encontradas abraçadas, diz bombeiro

Namorado de uma delas também estava abraçado às duas na lagoa.


Namorado de uma delas também estava abraçado às duas na lagoa.

 

Os corpos de duas irmãs que morreram afogadas em uma lagoa que fica a cerca de 12 quilômetros do Aeroporto Moussa Tobias, em Bauru, no domingo (14), foram encontrados abraçados pelos bombeiros no fundo da lagoa. Junto delas também estava o corpo do namorado. Ao todo cinco pessoas morreram afogadas. 

“Foi provavelmente a tentativa de auxiliar o outro que não teve êxito. Alguém que não sabia nadar e os demais tentaram ajudar”, explica o tenente do Corpo de Bombeiros Felipe Gavazzi.

Os corpos de quatro adolescentes foram encontrados na lagoa, que é afluente do Rio Batalha, ainda domingo. O pai de três deles, que também estava junto, foi encontrado na manhã desta segunda-feira (15).

Ainda de acordo com os bombeiros, Newton Avante, de 44 anos, passeava com os três filhos – Thalysson Natan Avante, de 17 anos; Natália Gabriela Avante, de 17 anos; e Nataniely Mariana Avante, de 13 anos – além do namorado de Natália Gabriela, Luick Claro, de 15 anos, no córrego que deságua em um reservatório. O local costuma ter uma profundidade de 1 metro, mas por conta da chuva dos último dias o local estava com 4 metros, informou os bombeiros.

Equipes de resgate  foram acionadas por familiares das vítimas,  na noite de domingo, que estranharam a demora delas para retornarem e foram até o local.

Segundo o filho mais velho de Newton, Natanel Ricardo Avante, de 22 anos, que não estava com eles no momento do incidente, a família costumava frequentar o córrego e mora em uma chácara próxima ao local. Os corpos das cinco vítimas já foram liberados pelo IML de Bauru e estão sendo velados na igreja "Deus é Luz", no Parque Jaraguá, que a família frequentava. O enterro do pai e dos filhos está marcado para às 9h30 na terça-feira (16) no cemitério do Cristo Rei e do Luick Claro no cemitério municipal Jardim Redentor.

O pai da família, Newton Avante, tinha 44 anos e trabalhava como secretário na Escola Estadual Airton Bush. A filha mais nova Nataniely Mariana Avante, de 13 anos, estudava na Escola Professor José Aparecido Guedes de Azevedo, no jardim Bela Vista. A irmã mais velha, Natália Gabriela, de 17 anos, estudava na mesma escola e há dois anos já trabalhava como jovem aprendiz de administração em uma indústria de baterias da cidade. O namorado de Gabriela, Luick Claro, de 15 anos, tinha acabado de terminar o Ensino Fundamental e foi aprovado no Colégio Técnico Industrial da Unesp. Thalysson, de 17 anos, era filho adotivo da família e já tinha decidido seguir carreira militar.


Morreram afogados em Bauru o pai, Newton Avante, os filhos Thalysson, Nataniely, Natália Gabriela e o namorado dela, Luick Claro (Foto: Reprodução/TV TEM)

 

Risco das lagoas

O local é bem raso, mas a chuva intensa das últimas semanas causou uma erosão do solo e aumentou a profundidade, que passou de um para quatro metros. Quando as vítimas entraram na água foram surpreendidas e não conseguiram mais sair.

“Nesse período chuvoso a dinâmica dos rios é bem intensa. Onde é fundo pode ficar raso e onde é raso pode ficar fundo. Toda chuva pode movimentar o fundo de rios e lagos. É um local que tem que ser vistoriado. Quem for entrar nos rios tem que fazer andando, não mergulhando, porque não sabe qual é a dinâmica do rio naquele momento”, explica o coordenador da Defesa Civil Álvaro de Brito.

 

Fonte: G1 Bauru e Marília



i7 Notícias