A FUNGE - Fundação Gammon de Ensino, mantenedora da Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista - ESAPP e da Faculdade de Ciências Gerenciais – FACIG, representada pelo presidente da diretoria executiva – Onório Francisco Anhesim e o presidente do conselho curador Edgar Ponte Franco, firmou na segunda-feira, 10, um protocolo de intenções com o prefeito municipal Ézio Spera, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, para cooperação pedagógica, cultural, extensão universitária e assistência técnica, aos produtores rurais de Assis e região.
O termo de cooperação é inteiramente gratuito, cabendo apenas a prefeitura o fomento de recursos gerais e necessários para seu desenvolvimento, realizados com o intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura.
Com duração de um ano serão promovidas orientações através dos professores da Gammon, e a possível aplicação de projetos desenvolvidos por estudantes, supervisionados pelo corpo acadêmico da instituição.
Segundo o diretor acadêmico Reinaldo Campanatti, presente durante a assinatura, a tônica da instituição em seus quarenta anos trabalho é agregar novos conhecimentos, seja aos seus estudantes, ou como agora através da parceria, aos produtores da micro-região de Assis e regiões.
"Iremos promover assistência técnica, acompanhamento e orientação mais técnica, para a melhora dos trabalhos diários dos produtores, ou seja, no trabalho já bem executado por eles. A intenção é facilitar sua atuação, o que reverterá na melhora da produção, propiciando o aumento da participação nos projetos desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura".
Perceu Machado Júnior, secretário de Agricultura de Assis, e formado pela instituição foi categórico ao descrever a importância da parceria, além de concluir que um dos papeis das faculdades é o de desenvolver o estudo presencial, através da prática em estágios dessa natureza.
Participaram também da formalização do termo o vice-prefeito de Assis, João Rosa da Silva Filho e o presidente da Câmara Municipal, José Aparecido Fernandes.