Diretor da Unesp de Assis discute abertura de novos cursos



O diretor do campus da Unesp de Assis, Mário Sérgio Vasconcelos, esteve na manhã do dia 17, reunido com dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia) e do Sindicato Rural de Assis (SRA) para discutir a implantação de novos cursos na universidade. Participaram da reunião o presidente da Acia, Nami Sabeh; os diretores Joseval Reis e Marcos Leite; o presidente do Sindicato Rural de Assis, Orson Mureb Jacob e o diretor Joaquim Pereira, além de Diléia Zanotto. Há um estudo para que sejam implantados 65 novos cursos nos diversos campi da Unesp no Estado, porém, em função dos custos a expectativa é que sejam criados 26, sendo quatro em Assis. O que facilita a criação destes cursos é o bom momento econômico que vem provocando um crescimento na arrecadação do Estado na atual conjuntura.

Vasconcelos confirmou a existência de um cronograma para a implantação de novos cursos no campus de Assis. Segundo ele, a direção do campus solicitou junto ao Conselho Universitário a criação dos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Artes e Educomunicação. Ele lembrou que a proposta da criação destes novos cursos foi enviada à Congregação do campus de Assis para que fosse aprovada, o acabou acontecendo. 

Porém, nesse ínterim a Unesp criou diretrizes que dificultaram a criação de novos cursos. Porém, Vasconcelos afirmou que estas diretrizes deverão ser derrubadas no Conselho Universitário. Ele comentou que já foi colocado no orçamento do campus de Assis um investimento de R$ 16 milhões para a criação de novos cursos em consenso com a reitoria da Unesp.

A partir deste trabalho desenvolvido até o momento, Vasconcelos explicou que a estratégia a partir de agora é avançar nas discussões de mudança dos dois itens do documento que dificultam a criação de novos cursos nas reuniões no Centro Universitário. Porém, ele demonstrou confiança de que estes novos cursos deverão ser implantados no campus de Assis porque existe a disposição da reitoria neste sentido.

Vasconcelos ressaltou ainda que na última vez que a Unesp criou novos cursos em seus campi espalhados em todo o Estado de São Paulo, o de Assis (campus) terminou não sendo privilegiado neste sentido, o que agora facilita este trabalho.

Todavia, Vasconcelos lembrou que será fundamental o trabalho político das lideranças regionais no sentido de contatar representantes do governo do Estado para que atuem favoravelmente em prol destas reivindicações de Assis para que a cidade seja beneficiada com novos cursos.

O diretor lembrou que estará permanentemente em contato com a comissão que trabalha para que estes novos cursos sejam implantados no campus de Assis monitorando seus membros com informações e documentos.



i7 Notícias
-->