Veja como foi o Keirokai realizado pela Acepp

O Keirokai é um evento feito para homenagear idosos descendentes de japoneses com idade a partir de 75 anos.


O Keirokai é um evento feito para homenagear idosos descendentes de japoneses com idade a partir de 75 anos.

O Dia de Respeito ao Idoso é uma data criada exclusivamente no Japão, ao contrário do Dia das Mães, por exemplo, que foi “importada” dos países ocidentais. Neste dia, as famílias se reúnem e celebram junto aos seus entes mais velhos. A ideia surgiu em 1947, quando uma pequena aldeia, na província de Hyogo, resolveu oficializar a data como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses, que sempre contribuíram para o país com sua sabedoria e trabalho.

O respeito aos mais velhos é parte da tradição milenar japonesa, vem de berço, as crianças aprendem com os pais a reverenciar e respeitar a opinião dos avós. E esta cultura segue para todos os segmentos da sociedade. Nas escolas, o respeito aos mestres é sagrado. Os professores são muito valorizados, tendo sua importância reconhecida como fundamental na formação da criança.

A cultura do respeito aos idosos é tão enraizada na sociedade japonesa que foi instituído uma data comemorativa. Na terceira segunda-feira do mês de setembro, é comemorado o Dia de Respeito ao Idoso. Esse ano é a 58ª edição do Keirokai da Acepp, e foram homenageados 57 idosos.



i7 Notícias
-->