Defesa Civil de Paraguaçu entrega telhas para famílias prejudicadas em temporal

Novos temporais podem ocorrer por causa do aumento do calor nos próximos dias.


Novos temporais podem ocorrer por causa do aumento do calor nos próximos dias. A previsão é de chuva para a segunda-feira, dia 28, em Paraguaçu Paulista.

 


Há uma semana, na sexta-feira (18), a Defesa Civil de Paraguaçu Paulista entregou telhas para as famílias cujas residências
foram danificadas no temporal ocorrido no município no dia 13, domingo (Defesa Civil/Cedida)

 

No último dia 18, a Defesa Civil de Paraguaçu Paulista entregou telhas para as famílias cujas residências foram danificadas no temporal ocorrido no município no dia 13, domingo.

O chefe da Defesa Civil de Paraguaçu Paulista, coronel Carlos Alberto Hipólito Ferreira, destacou que a maior agilidade na entrega das telhas foi devido à previsão de mais chuvas no decorrer do mês de outubro, no que pôde contar com o empenho de outros setores da Prefeitura Municipal.

“Procuramos agilizar a entrega devido às previsões de mais chuva. E isso só foi possível com o empenho do Departamento de Assistência Social, da Divisão de Compras, do Departamento de Obras que agilizou caminhão e mão de obra para a entrega, da Guarda Municipal que acompanhou a entrega”, destacou o coronel.

No último dia 13, a Defesa Civil foi acionada para atender famílias de Paraguaçu Paulista que foram prejudicadas por forte ventania, chuva e chuva de granizo ocorridas no fim da tarde do domingo. Na segunda-feira, dia 14, foram feitos os laudos para o encaminhamento e para a solução de cada ocorrência e, na sexta-feira, dia 18, as famílias prejudicadas foram atendidas com as telhas para que pudessem cobrir suas casas, informou o coronel Hipólito.

 

Aumento de temperatura e temporal

A previsão para os próximos dias, até a terça-feira, dia 29, é de aumento do calor em Paraguaçu Paulista, com a temperatura podendo chegar à máxima de 36ºC, de acordo com as informações do IPMet – Instituto de Pesquisas Meteorológicas – Centro de Meteorologia de Bauru.

Normalmente, altas temperaturas podem ser sinal de pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, conforme alerta a Defesa Civil, já que a previsão é de chuva para a segunda-feira, dia 28, em Paraguaçu Paulista.

O coronel Hipólito orienta a população de Paraguaçu Paulista é para que se proteja, busque abrigo e evite áreas abertas quando da eminência de um temporal. Entre as principais orientações, em caso de temporal, estão:

- Permanecer em local seguro até que a chuva e as consequências dela estejam sob controle, para evitar acidentes e mortes;

- Caso esteja de carro, verifique se a água ultrapassa 1/4 do pneu, pois acima deste nível, há elevado risco do carro perder a dirigibilidade e ser conduzido pela correnteza.

- Em casos de ventos fortes, mantenha-se abrigado em local de estrutura de firme, tais como casas, estabelecimentos comerciais etc;

- Em caso de falta de luz, desligue todos os equipamentos elétricos possíveis. Opte por lanternas, e não por velas, mas caso a substituição não seja possível, mantenha a vela em um suporte com água e apague-a antes de dormir;

- Retire das ruas os sacos de lixo que ainda aguardam recolhimento pela companhia de limpeza urbana.

Em caso de emergência, o número da Defesa Civil Municipal é 199.

 


Altas temperaturas podem ser sinal de pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento, conforme 
alerta a Defesa Civil, já que a previsão é de chuva para a segunda-feira, dia 28, em Paraguaçu Paulista (IPMet/Reprodução)

 

DROGARIAS POUPAQUI