Mulheres de Paraguaçu ganham dia de coleta de exame Papanicolau

O Papanicolau é um exame simples e rápido, que colhe células do colo do útero para análise em laboratório.


 

 

As mulheres de Paraguaçu Paulista receberão, por meio do Departamento Municipal de Saúde, a unidade de prevenção móvel da AAPC (Associação de Apoio ao Portador do Câncer). A unidade vai realizar e promover exames preventivos de câncer de colo uterino, popularmente conhecidos como Papanicolau.

A ação, gratuita, será no dia 9 de março, das 9 horas às 15h30, e o ônibus de prevenção móvel estará na Unidade de Atendimento da Mulher, que fica na Rua Barão do Rio Branco esquina com a Rua Maria Paula Gambier Costa, para atendimento de até 100 exames.

A diretora de Saúde, Cristiane Bonfim, informou que a iniciativa é uma homenagem da gestão da prefeita Almira Garms, por meio do Departamento de Saúde, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

Os pré-agendamentos já estão sendo feitos nas Unidades de Saúde, conforme as usuárias têm passado por atendimento clínico. “Serão atendidas as que forem pré-agendadas nas UBS e, no dia do exame, a mulher deverá comparecer munida de CPF e Cartão SUS”, esclareceu Cristiane.

De acordo com a diretora de saúde de Paraguaçu, o objetivo de homenagear a mulher no dia 8 de março é também uma forma de atender uma parcela da população que está em atraso em relação ao exame preventivo. “Este é um exame muito importante na saúde da mulher, pois o teste de Papanicolau é realizado como prevenção ao câncer do colo do útero, principalmente causado pelo papilomavírus humano, ou HPV”, informou Cristiane Bonfim.

A prefeita Almira Garms alerta sobre os vários tipos de câncer que podem ser evitados com a prevenção. “A principal importância do exame Papanicolau, é diagnosticar o câncer de colo uterino precocemente, já que isso aumenta a possibilidade de cura. Além disso, ajuda a identificar outras doenças sexualmente transmissíveis e bactérias. Nós mulheres temos que cuidar da nossa parte ginecológica”, ressaltou a prefeita Almira.

O Papanicolau é um exame simples e rápido, que colhe células do colo do útero para análise em laboratório. E seu principal objetivo é prevenir contra o câncer de colo de útero. Ele tem esse nome por causa de seu inventor, o médico romeno Georgios Papanicolaou, que o tornou célebre nos anos 1940. Devem-se submeter ao exame mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual. No entanto, ginecologistas afirmam que não há uma idade certa, já que assim que inicia a sua vida sexual, a mulher já deve começar a realizar o exame.

 



i7 Notícias
-->