Risoto de ervilha e hortelã tradicional

Levíssimo, este refrescante risoto é ideal para dias mais quentes.



PARA O CALDO

INGREDIENTES

2 cenouras

2 talos de salsão (manter as folhas de 1)

1 cebola grande

2 litros de água

2 folhas de louro

4 cravos-da-índia

5 grãos de pimenta

 

MODO DE PREPARO

1. Lave bem todos os legumes.

2. Descasque a cebola e corte na metade. Na parte externa de cada pedaço, pregue uma folha de louro com dois cravos da índia. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão, em pedaços de cerca de 5 cm.

3. Numa panela, junte todos os ingredientes. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.

4. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Conserve na geladeira por até 7 dias ou congele por 3 meses. Vale até usar forminhas de gelo para facilitar o descongelamento.

 

PARA O RISOTO

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de arroz para risoto

1,5 litro de caldo de legumes

2 colheres (sopa) de azeite

½ cebola

½ xícara (chá) de vinho branco

1 xícara (chá) de ervilhas congeladas

½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

2 colheres (sopa) de manteiga

20 folhas de hortelã

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE PREPARO

1. Numa tábua, corte a cebola ao meio, no sentido do comprimento, sem descascar. Retire a casca de uma das metades e pique fino.

2. Na panela grande, aqueça o azeite em fogo baixo. Junte a cebola picada fino e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa bem.

3. Quando a cebola murchar e ficar transparente, junte o arroz e misture bem.

4. Aumente o fogo para alto, regue com o vinho branco e mexa até secar.

5. Adicione uma concha do caldo de legumes (e comece a contar o tempo). Mexa bem até secar. Coloque outra concha e repita o procedimento. Vá temperando com sal e pimenta-do-reino durante o processo. (Lembre-se de que o caldo não leva sal.)

6. Após 12 minutos, junte as ervilhas congeladas e misture bem.

7. Junte mais uma concha, misture bem sem deixar secar completamente, e verifique o ponto: o risoto deve ficar úmido, com o grão cozido, mas ainda durinho no meio, al dente. Se ainda não estiver no ponto, adicione mais caldo. Se estiver, desligue o fogo.

8. Adicione metade das folhas de hortelã, o parmesão e misture bem. Junte a manteiga e mexa até derreter. Verifique o sabor e, se precisar, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

9. Divida o risoto nos pratos que irá servir. Se quiser, decore com mais folhas de hortelã, tempere com sal e pimenta-do-reino e regue tudo com o azeite. Sirva imediatamente.



i7 Notícias
-->