Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho

Os públicos-alvos da última fase da vacinação não estão comparecendo para receber a dose da vacina contra a gripe.


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada para até 30 de junho, em todo o país, inclusive em Paraguaçu Paulista. O principal motivo é que os públicos-alvos da última fase da vacinação não estão comparecendo para receber a dose da vacina contra a gripe.

A terceira e última fase teve início no dia 11 de maio, com prioridade aos grupos formados por pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

Em Paraguaçu Paulista, por exemplo, conforme os dados do Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal, do total de gestantes a serem vacinadas, até o momento compareceram 43,14%; das puérperas são 31% e dos adultos de 55 a 59 anos apenas 19%. As informações são da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Gisele de Oliveira.

Nas outras fases da vacinação contra a gripe, a campanha obteve sucesso absoluto em Paraguaçu Paulista, de acordo com a informação da diretora do Departamento de Saúde.

“Em uma união de esforços, com a realização dos drives thru pela cidade, conseguimos vacinar 109% de idosos, 132% de trabalhadores da saúde e mais de 3.700 pessoas com doenças crônicas. Isso sem falar em outras mais de 520 pessoas de outros grupos que também receberam a vacina. Todas essas ações em momentos complicados, quando o Ministério da Saúde estava enviando os lotes de vacina aos poucos. Agora temos as vacinas disponíveis e as pessoas devem se lembrar da importância da imunização contra a gripe”, alerta a diretora.

Cristiane destaca que a campanha está em andamento e é fundamental que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco, que ainda não se vacinaram, procurem os postos de saúde.

“Por conta do baixo alcance da meta nesses grupos prioritários, a campanha foi prorrogada para 30 de junho. É mais uma oportunidade para que os públicos de todas as fases, que ainda não se vacinaram, possam procurar de forma organizada as unidades de saúde”, explica. Ela alerta que a vacina é importante para reduzir complicações e óbitos por influenza, que é o vírus da gripe.

“A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde”, afirma a diretora de Saúde, Cristiane Bonfim.

 



i7 Notícias
-->