Relaxamento do isolamento social pode fazer Paraguaçu Paulista retomar quarentena

Nos últimos 10 dias, ocorreu o aumento do número de notificações de casos suspeitos e de casos confirmados de Covid-19 em Paraguaçu Paulista.


O Comitê de Gerenciamento de Crise para o Enfrentamento da Covid-19 alerta para os riscos de relaxamento do isolamento social e para o não uso de máscaras pela população em Paraguaçu Paulista.

No dia 1º de junho a Prefeitura de Paraguaçu Paulista adotou, por meio do Decreto nº 6.566, a flexibilização da quarentena de prevenção à Covid-19 e determinou a reabertura do comércio, restaurantes e bares. A reabertura de academias e salões de beleza já estava autorizada em Decreto Municipal anterior.

Conforme acompanhamento feito pela Vigilância em Saúde do Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal, o que tem ocorrido nos últimos dias, a partir do dia 1º até este dia 10 de junho, é o aumento do número de notificações de casos suspeitos e de casos confirmados de Covid-19.  A recomendação é para que pessoas do grupo de risco, idosos e pacientes com idade acima de 65 anos fiquem em casa, observando rigorosamente o isolamento social.

No entanto, a constatação feita pela Vigilância em Saúde é de que, com a flexibilização da quarentena, a população de Paraguaçu Paulista tem incorrido no relaxamento do isolamento social, não tem feito o uso obrigatório de máscaras e não tem mantido o distanciamento de 1,5 m recomendado entre pessoas quando em público.

Outro fato é que, com base em estudos feitos por infectologistas e especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do modelo matemático de epidemiologia SEIR, para a região de Marília, à qual Paraguaçu Paulista é referenciada na Secretaria Estadual de Saúde, poderá ocorrer um pico de casos de coronavírus (Covid-19) entre meados de julho e o mês de agosto.

Diante dessas duas situações, o provável pico de casos de coronavírus no futuro próximo na região e o relaxamento da população de Paraguaçu Paulista quanto às ações de prevenção ao coronavírus, o que poderá ocorrer é um déficit de leitos de UTI no Hospital Santa Casa de Misericórdia do município, diante de um aumento de casos de Covid-19.

Portanto, o Comitê de Gerenciamento de Crise para o Enfrentamento da Covid-19 alerta que caso não ocorra uma mudança de comportamento da população, adotando principalmente o isolamento social e o uso de máscaras que são fatores chave para o achatamento da curva de casos da doença, o sistema de Saúde de Paraguaçu Paulista poderá entrar em colapso diante do provável aumento de casos da doença no futuro.

Para fins de planejamento, é fundamental utilizar essas informações para que o retorno às atividades seja num momento de declínio do número dos casos de Covid-19 e, para isso, a colaboração da população é de extrema importância em três ações básicas:

• Isolamento social;

• Uso de Máscaras e

• Distanciamento de 1,5 m entre pessoas quando em público.

De acordo com o Decreto nº 6.566, de 29 de maio de 2020, que determinou a reabertura gradual das atividades sociais e econômicas para reabertura do comércio, restaurantes e bares, o término da quarentena não significa o relaxamento das medidas sanitárias. A determinação é de que, a cada sete dias, a situação epidemiológica de Paraguaçu Paulista será reavaliada pelo Comitê de Gerenciamento de Crise e os protocolos poderão ser  flexibilizados ou intensificados, com a retomada da quarentena, se necessário.

Consta no Decreto nº 6.566 que a liberação completa das atividades está condicionada à evolução da situação epidemiológica no município e à capacidade de atendimento dos serviços de saúde, tendo como orientação as normas definidas pelas autoridades estaduais e federais.



i7 Notícias
-->