Moradores de clínica de idosos testam positivo para Covid-19; proprietário do local fala do assunto

Proprietário do residencial falou com a nossa reportagem sobre o assunto veiculado.


O Residencial Bela Vitta, local onde oferece cuidado especial para idosos em Paraguaçu Paulista, foi tema de uma matéria no telejornal da TV Tem, afiliada à Rede Globo. A reportagem veiculada, no último dia 17 de junho, falou sobre um possível surto de coronavírus entre os idosos do local, após três moradores e dois funcionários testarem positivo para Covid-19.

De acordo com a matéria, a Vigilância Sanitária fiscalizou a clínica e apontou para um possível surto de coronavírus entre os idosos do local. Na segunda-feira (16), o órgão protocolou um ofício na Santa Casa para alertar sobre a situação e pedir uma atenção especial aos moradores da clínica.

A secretária de Saúde, Cristiane Bonfim, informou que, assim que a prefeitura soube das suspeitas de coronavírus, testou todos os 15 idosos da clínica. Três deles tiveram o resultado positivo para Covid-19, além de dois funcionários.

Segundo a secretária, os funcionários foram afastados e os idosos, isolados dentro da clínica. Uma idosa precisou ser internada na UTI.

“Assim que os casos deram positivo, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica entraram, junto com a clínica, e tomaram todas as providências, isolando os positivos e preservando os demais.

Nós estamos monitorando todo o processo de trabalho e o cuidado com eles foi revisto", explica Cristiane.

De acordo com a secretária, o ofício foi protocolado na Santa Casa para que a equipe de saúde tivesse um olhar mais cuidadoso e valorizasse os sintomas dos idosos da clínica que viessem a procurar o hospital, já que alguns moradores testaram positivo para Covid-19.

A reportagem do i7Notícias entrou em contato com Severino Trigo M. Oliveira, proprietário do Residencial Bela Vitta, que falou sobre o caso. Confira a resposta na íntegra: 

“No nosso residencial, 15 dias antes do governo decretar a quarentena e isolamento, já comunicamos a todos a proibição total de visitas. 

Seguimos todos os padrões para prevenção para precaver ao máximo o contágio do Covid-19. Todos colabores paramentados seguindo os padrões da Anvisa, com uso de máscaras, shield, luvas, reforço na higienização com álcool em gel e hipoclorito, fazendo o máximo para evitar a pandemia.

Infelizmente, dois idosos que, ao necessitarem de tratamento externo, acabaram contraindo o Covid-19. Prontamente já os isolamos. Eles estão bem e já estão terminando o período de quarentena.

Queremos deixar claro que dentro das normas técnicas da saúde, quando mais de uma pessoa contrai o vírus ou qualquer doença, tecnicamente se denomina “surto”, o qual essa palavra assusta e deixa a todos apreensivos, mas queremos deixar claro que apenas três moradores positivaram para o Covid-19. Graças ao nosso controle intensivo de treinamento dos nossos colaboradores foi possível a interromper a transmissão. 

Todos os nossos colaboradores e todos nossos moradores, exceto os que já estavam em isolamento, foram testados na última segunda-feira, dia 15, e todos os resultados foram negativos.

Dois colaboradores, mesmo testando negativo, relataram a falta de paladar e odor. Já recomendamos para eles se isolarem em suas casas, o qual também estamos monitorando, e todos já estão bem, mas aguardando a janela do prazo estipulado para voltarem às suas atividades laborais.

Quero agradecer ao apoio da prefeita Almira Garms, da diretora de Saúde Cristiane Bonfim, que não mediram esforços para melhorar ainda mais nossas tratativas, nos dando total apoio e respaldo.

O Bela Vitta, aberto desde 2016, somente proporcionou alegrias para nosso moradores e seus familiares, o que nos faz sermos referências. Todos, sem exceção, são gratos e reiteram total apoio a nossa instituição pela nossa dedicação, carinho e muito amor para com nossos avôs e avós.

Desde já agradeço a todos que de maneira positiva nos deram e continuam nos dando apoio e forças para continuarmos nessa missão. Não posso deixar de agradecer a todos nossos colaboradores e funcionários que também, juntos e unidos, não mediram esforços, ao qual sou muito grato.”

Severino Trigo M. Oliveira
 



i7 Notícias
-->